Ir para o conteúdo principal

Rui Marqueiro e Bruno Coimbra vão ser recebidos hoje no Ministério do Ambiente

26 setembro, 2014

Rui Marqueiro e Bruno Coimbra vão ser recebidos hoje no Ministério do Ambiente
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e o deputado social-democrata eleito pelo círculo de Aveiro, Bruno Coimbra, vão reunir hoje com o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, em Lisboa, por causa do fumo, dos maus cheiros e de toda a poluição proveniente da fábrica Alcides Branco & C.ª S.A, que opera na Lameira de Santa Eufémia, no Luso. Uma situação que já há muito incomoda os munícipes, sobretudo os que habitam as freguesias do Luso e da Vacariça, e também quem visita o concelho da Mealhada. A reunião foi solicitada, com “carater de urgência”, pelo deputado Bruno Coimbra.

é certo que, durante algum tempo, a fábrica pareceu ter parado de laborar, não se sentindo as emissões de gases e fumos de cheiro nauseabundo que afetam especialmente as freguesias da Vacariça e Luso, mas que se propagam por quase todo o concelho. Mas em agosto passado, a problemática voltou à tona, quando uma equipa de árbitros decidiu abandonar o Centro de Estágios do Luso, alegando ser insuportável aguentar o mau cheiro proveniente da fábrica. A Câmara Municipal chamou uma inspeção da Direção Geral do Ambiente e deu conta da situação ao Governo, que deu “a melhor atenção” à queixa e aos documentos referentes à fábrica da Lameira de Santa Eufémia, encaminhando a denúncia ao gabinete do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do TerritÓrio, José Moreira da Silva.

A problemática da fábrica Alcides Branco já tinha sido mesmo discutida em reunião de câmara, também em agosto, tendo o presidente da autarquia, Rui Marqueiro, deixado uma novidade a todos os presentes: a fábrica foi alvo de uma inspeção técnica e o relatÓrio provisÓrio dá conta do incumprimento de várias exigências de licenciamento. O Executivo Municipal foi consensual quanto à urgência em resolver este problema. O presidente da Câmara manifestou mesmo a sua vontade de avançar com o caso para tribunal e a população levantou a sua voz contra a unidade fabril e criou um movimento nas redes sociais, o “Baganha Basta”, que tem crescido e já levou centenas de apoiantes a publicarem uma fotografia com uma máscara no seu perfil, como forma de protesto contra a poluição ambiental, os maus cheiros e todos os incÓmodos causados pela fábrica Alcides Branco.

Entretanto, o deputado social-democrata, eleito pelo círculo de Aveiro, o lusense Bruno Coimbra, intercedeu junto do Governo, solicitando uma reunião “com carater de urgência” ao secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. Um pedido que foi atendido. O presidente da Câmara, Rui Marqueiro, e o parlamentar Bruno Coimbra vão ser recebidos hoje em Lisboa, no Ministério do Ambiente.

(2014-09-26) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...