Ir para o conteúdo principal

Orçamento Participativo: propostas vencedoras vão ser conhecidas sexta-feira

02 outubro, 2014

Orçamento Participativo: propostas vencedoras vão ser conhecidas sexta-feira
As propostas do Orçamento Participativo que serão incluídas no Orçamento Municipal de 2015 vão ser conhecidas na prÓxima sexta-feira, dia 3 de outubro. A Câmara Municipal da Mealhada tinha indicado o dia 30 de setembro como a data para a divulgação das propostas vencedoras, mas apesar de todos os esforços da equipa municipal, por razões de ordem técnica, esse prazo terá de ser alargado até sexta-feira, dia 3 de outubro. Recorde-se que a Câmara Municipal vai disponibilizar meio milhão de euros do prÓximo orçamento para a execução das propostas vencedoras.

Pela primeira vez na histÓria do concelho, a população foi ouvida e teve possibilidade de decidir parte do destino dos recursos públicos disponibilizados pelo Município da Mealhada. A Câmara Municipal decidiu disponibilizar meio milhão de euros do Orçamento Municipal de 2015 para a execução de propostas apresentadas pela população e essa colaborou, sugerindo 119 propostas durante os meses de julho e agosto. Dessas, 61 foram admitidas para a fase de votação, sendo que as restantes 58 foram excluídas por inviabilidade técnica ou por ultrapassarem o valor máximo estipulado, de 50 mil euros. A votação terminou na passada sexta-feira, dia 25 de setembro, e resta agora apurar quais foram as propostas eleitas, que vão ser contempladas no orçamento do prÓximo ano.

A votação decorreu online, no portal do Orçamento Participativo 2015 (em op.cm-mealhada.pt), e presencialmente, nas Assembleias Participativas que foram realizadas nas freguesias do concelho. Hoje era a data apontada para a divulgação das propostas vencedoras. Contudo, por razões de ordem técnica, essa teve de ser adiada. As propostas vencedoras serão conhecidas, então, na prÓxima sexta-feira, dia 3 de outubro. Uma informação que será remetida aos Órgãos de Comunicação Social e divulgada nos meios de comunicação da Câmara Municipal da Mealhada.

Recorde-se que o Orçamento Participativo procura promover a democracia participativa, possibilitando que os cidadãos decidam parte do destino dos recursos públicos disponibilizados pelo Município da Mealhada. O montante disponível para essa participação é de meio milhão de euros, uma verba aprovada em reunião de câmara, sendo que para garantir a concretização de um maior número de projetos, o valor máximo atribuído para cada iniciativa é de 50 mil euros. Trata-se, pois, de uma maior aproximação das políticas públicas às reais expetativas e necessidades dos cidadãos, estimulando o exercício de uma cidadania participada, ativa e responsável.

(2014-09-30) - Press Release






Notícias Relacionadas



Assembleia Municipal da Mealhada aprova orçamento
15 dezembro, 2023

Assembleia Municipal da Mealhada aprova ...

A Assembleia Municipal da Mealhada aprovou, em sessão ordinária, por maioria, os Documentos Previsionais para 2024, Orçamento e Grandes Opções do ...