Presidente da Câmara recebeu comitiva da cidade-irmõ de Millau

01 outubro, 2014

Presidente da Câmara recebeu comitiva da cidade-irmõ de Millau

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, recebeu hoje, no final da manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um grupo de cidadãos de Millau, cidade-irmã da Mealhada, que está de visita ao município e à região, a propósito da época das vindimas. Desde a assinatura do protocolo de geminação entre as duas cidades, há precisamente quatro anos atrás, o Comité de Geminação Millau/Mealhada tem vindo a organizar esta visita a Portugal na altura das vindimas. Albine Dalle, antiga vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Millau, esteve presente e lembrou a importância deste intercâmbio cultural para a criação de “uma Europa mais humana, mais forte, uma Europa das pessoas”.

“Espero que tenham uma boa estadia, que levem boas recordações da nossa terra e que aproveitem para visitar a nossa Mata Nacional do Buçaco, para apreciarem a nossa gastronomia fantástica, os nossos vinhos. é certo que não podemos competir convosco em matéria de vinhos, mas também temos alguns muito bons, que esperemos que ganhem escala mundial”, começou por dizer o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, numa conversa muito informal porque, como fez questão de referir, “é como se estivesse numa reunião de amigos”. O autarca recordou as suas passagens por França e os valores que por lá aprendeu, como o da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e concluiu o seu discurso realçando o prazer de receber aquele grupo e o desejo de que todos apreciem esta visita à Mealhada e a Portugal.

Albine Dalle, que pertence atualmente ao referido Comité de Geminação Millau/Mealhada, que organizou esta visita, falou em nome de todo o grupo, lembrando “a importância da geminação, do convívio entre as pessoas, da partilha de saberes, do conhecimento mais profundo das culturas”, defendendo que com as geminações “estamos a construir uma Europa mais cultural, uma Europa mais humana, mais forte, uma Europa das Pessoas”. Albine Dalle fez ainda questão de deixar um convite a todos os mealhadenses para visitarem a cidade-irmã de Millau e um especial ao presidente da autarquia, Rui Marqueiro, para as festas dos 10 anos do viaduto de Millau, que se realizam a 12 de dezembro. A visita da comitiva de Millau termina no domingo, dia 5 de outubro.

Recorde-se que o protocolo de geminação entre a Mealhada e Millau foi assinado no dia 1 de outubro de 2010, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, há precisamente quatro anos. O que começou por ser um intercâmbio entre os jovens das escolas da Mealhada e de Millau passou a ser, então, uma geminação de dois municípios em prol de uma Europa mais coesa, de cidadania e democracia, que incentive a partilha e troca de experiências, opiniões e valores entre cidadãos dos seus estados-membros.

(2014-10-01) - Press Release