Ir para o conteúdo principal

Mealhada volta a participar no projeto "Heróis da Fruta"

08 outubro, 2014

Mealhada volta a participar no projeto

A Mealhada aderiu, mais uma vez, ao projeto “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável”. Trata-se de um programa gratuito de educação para a saúde, dirigido a alunos de jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todo o país, que tem como objetivo promover o consumo diário de fruta fresca junto das crianças e sensibilizar pais e encarregados de educação para esta causa. A iniciativa, organizada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), vai já na sua quarta edição. O projeto inclui ainda o concurso nacional “Hinos da Fruta”. Um desafio lançado às escolas participantes, que devem gravar um videoclip contendo um hino musical com letra original, que será depois submetido à avaliação de um conceituado júri, constituído por conhecidos artistas nacionais.

Depois do sucesso alcançado em edições anteriores, o Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Câmara Municipal da Mealhada voltam, mais um ano, a aderir ao projeto “Heróis da Fruta”. Um programa de educação para a saúde, que não só garante o aumento do consumo de fruta por parte das crianças, como utiliza a música como veículo para transmitir importantes lições sobre alimentação saudável, não apenas aos alunos mas também às suas famílias. O objetivo é o mesmo desde o início do projeto: prevenir a obesidade infantil, e as restantes doenças associadas, junto da comunidade escolar.

Uma missão que recebe todo o apoio da autarquia da Mealhada, que partilha dos princípios defendidos pela APCOI e da necessidade de aumentar o consumo diário de fruta em idade escolar, tendo em conta que, a nível nacional, apenas 2% das crianças até aos 10 anos ingere fruta fresca todos os dias. Segundo dados do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil (COSI:2008), elaborado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde, esta é uma realidade alarmante, já que estes alimentos têm nutrientes insubstituíveis, pelo que o seu baixo consumo promove o aumento de problemas de saúde relacionados com maus hábitos alimentares, nos quais se inclui a obesidade, logo desde a infância.

Entre os vários desafios lançados ao longo do ano letivo, que permitem às crianças ganhar prémios como recompensa pela adoção de comportamentos saudáveis, inclui-se a competição nacional dos “Hinos da Fruta”, na qual as turmas têm de inventar uma letra e gravar um videoclip que transmita a todas as crianças, aos pais e encarregados de educação e à população em geral, a importância de consumir fruta diariamente.

Os vencedores serão apurados por um júri composto por artistas do panorama musical nacional, que escolherá as letras mais originais e os vídeos mais criativos. Serão premiadas as escolas e as crianças com hábitos alimentares mais saudáveis. Haverá, ainda, prémios individuais e coletivos que incluem diplomas de participação, medalhas de finalistas e, para as escolas vencedoras, uma peça de teatro interativa, entre muitas outras surpresas.

O projeto será desenvolvido nas escolas participantes, que se inscreverem gratuitamente até ao dia 10 de outubro em www.heroisdafruta.com/p/coordenador.html. Os vídeos para votação do público e informação adicionais sobre o projeto estão disponíveis no site www.heroisdafruta.com.

(2014-10-08) - Press Release







Notícias Relacionadas



Biblioteca da Mealhada assina Carta de Compromisso para o desenvolvimento da rede
29 novembro, 2023

Biblioteca da Mealhada assina Carta de ...

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinou, ontem, a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da Mealhada, um documento que ...