Ir para o conteúdo principal

Obras de manutenção no Convento de Sta Cruz do Buçaco

21 outubro, 2014

Obras de manutenção no Convento de Sta Cruz do Buçaco
A pensar no prÓximo inverno a Fundação Mata do Buçaco, F.P., tem vindo a fazer vistorias à estrutura da cobertura do Convento, identificando as principais patologias que permitem, neste período, concretizar trabalhos de limpeza e reparações dos elementos cerâmicos que possibilitam a salvaguarda da mesma. Em paralelo decorre o processo e programação do projeto de recuperação do patrimÓnio que visa restaurar a mata do Buçaco, na componente do PatrimÓnio Cultural.

O Convento de Santa Cruz do Buçaco inicia a sua histÓria em 1628, quando o bispo de Coimbra D. João Manuel doa aos carmelitas da província portuguesa a mata do Buçaco para a construção do convento e retiro dos religiosos da Ordem.
Durante o século XX o Convento sofreu intervenções por parte da DGEMN (Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais), nomeadamente numa nova cobertura para o claustro nos anos 40 e numa nova cobertura para a igreja nos anos 80. Desde então, as reparações que têm sido feitas dizem respeito a pequenos problemas na estrutura.
ApÓs um exaustivo trabalho de identificação das patologias associadas à cobertura do claustro, a FMB, F.P. identificou que a limpeza da cobertura era urgente, alocando técnicos com experiência para desenvolver este trabalho e contando com o apoio do Município da Mealhada no empréstimo de material de construção.
A colocação de uma nova cobertura está prevista para breve através de financiamentos europeus, aos quais a FMB, F.P. irá concorrer.

(2014-10-21) - Press Release






Notícias Relacionadas