Mealhada recebe congresso internacional de natação sincronizada

11 novembro, 2014

Mealhada recebe congresso internacional de natação sincronizada

O Cineteatro Municipal Messias vai acolher, nos dias 22 e 23 de novembro, o 1° Congresso Internacional de Natação Sincronizada. Um evento que pretende proporcionar uma reflexão e uma partilha de conhecimentos e saberes sobre esta modalidade aquática, contando com um painel de experientes profissionais, nacionais e internacionais, ligados ao desporto e à natação sincronizada em particular. Uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Associação de Natação de Aveiro (ANA) e Câmara Municipal da Mealhada. As inscrições são efetuadas no site da ANA, em anaveiro.wix.com/congressons2014#!inscricoes/ct07.

Esta é a primeira edição de um congresso que tem como objetivo dar ênfase à prática de uma das disciplinas mais belas do meio aquático, a natação sincronizada. Um evento que possibilita aos seus participantes adquirirem informações sobre um plano de trabalho na água ou em seco, adquirirem uma visão geral dos diferentes tipos de treino, consoante o grupo de idades das atletas, refletirem sobre as boas práticas de treinos em países considerados de referência nesta disciplina e desenvolverem diretrizes para a condução e avaliação da intervenção em contextos competitivos ao nível regional, nacional e internacional. O congresso vai decorrer no Cineteatro Municipal Messias, tem início no sábado às 8h30 e termina às 19h com um jantar. Já no domingo, arranca às 9h15 e encerra às 14h.

Todavia, há outras iniciativas que vão decorrer paralelamente nas Piscinas Municipais da Mealhada. O programa inclui o Sarau de Natação Sincronizada da ANA, que vai decorrer no sábado, dia 22 de novembro, pelas 21h30, nas piscinas. Já no domingo, dia 23 de novembro, pelas 15h30, está prevista a realização de um workshop para atletas de natação sincronizada das categorias juvenis (13 – 15 anos) e juniores (16 – 18 anos). Esses atletas podem ainda inscrever-se numa sessão de treino na água com a selecionadora da equipa olímpica da Suíça, a professora Julia Vasilieva, que vai estar presente no congresso.

As inscrições para o congresso já estão a decorrer. Até 14 de novembro, a inscrição tem um custo de 25? para estudantes e atletas e de 40? para professores, árbitros e outros interessados. A partir dessa data, o valor da inscrição passa a ser de 35? e 50? respetivamente. As inscrições devem ser efetuadas no site da ANA, em anaveiro.wix.com/congressons2014inscricoes/ct07.

Inscrições: a inscrição deve ser efetuada para a ANA. Permite obter ECTS (2) Técnicos NP, NS, PA e inclui a documentação, certificado, almoço e jantar do primeiro dia, sábado.

Preço: até 14 de novembro | estudantes/atletas: 25? | professores/outros: 40?
Depois de 14 de novembro | estudantes/atletas: 35? | professores/outros: 50?

Mais informações em: www.anaveiro.pt

Programa:

Sábado, 22 de novembro de 2014
08h30 - Acreditação dos congressistas
09h00 - Apresentação dos oradores do painel
09h30 - Abertura do congresso
Boas-Vindas do Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Dr. Rui Maqueiro
Abertura do congresso o Presidente da Associação de Natação de Aveiro, Sr. Manuel Pereira

PAINEL 1
10h00 - Saúde Desportiva
Alimentação saudável (15m) - Dr.ª Manuela Ferreira, Nutricionista - Serviços Sociais da UA
Higiene do sono (15m) - Dra. Ana Sofia Teixeira - Licenciada em Psicologia