Mealhada recebeu 1° Congresso Internacional de Natação Sincronizada

26 novembro, 2014

Mealhada recebeu 1° Congresso Internacional de Natação Sincronizada
O Cineteatro Municipal Messias acolheu no passado fim-de-semana, dias 22 e 23 de novembro, o 1° Congresso Internacional de Natação Sincronizada. Este foi um evento que pretendeu proporcionar uma reflexão e uma partilha de conhecimentos sobre a modalidade e que para tal, contou com cerca de 150 participantes inscritos e de um painel de profissionais, nacionais e internacionais, ligados ao desporto e à natação sincronizada em particular. Esta foi uma iniciativa organizada conjuntamente pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Associação de Natação de Aveiro (ANA) e Câmara Municipal da Mealhada.

Foi a primeira edição de um congresso com o lema "Juntos nÓs alcançamos o objetivo!", que teve como objetivo dar ênfase à prática de uma das disciplinas mais belas do meio aquático, a natação sincronizada e que teve a participação de aproximadamente 150 participantes inscritos no congresso. Decorreu este fim-de-semana, nos dias 22 e 23 de novembro, no Cineteatro Municipal Messias e, paralelamente, nas Piscinas Municipais. Adquirir informações sobre um plano de trabalho na água e em seco, obter formação sobre a periodização e planeamento do treino para grupos de idades, refletir sobre as boas práticas de treino em países considerados referência nesta disciplina, bem como desenvolver diretrizes para a condução e avaliação da intervenção em contextos competitivos ao nível regional, nacional e de seleção, foram os objetivos traçados pela organização do evento para este congresso.

O congresso teve início no sábado, dia 22, pelas 9h30, no Cineteatro, com uma sessão de abertura que contou com a presença do responsável pela área do Desporto da Câmara da Mealhada, o vice-presidente, Guilherme Duarte, e do Presidente da ANA, Manuel Pereira. De seguida, tiveram lugar uma série de apresentações que se prolongaram durante todo dia, terminando já bem perto das 19h. Saúde Desportiva; Lesões Desportivas; Automedicação, Ensino e Aprendizagem de Natação Sincronizada; Plano de Treino Anual; Avaliação e Controlo de Treino; Trabalho de Competição e Planificação e Periodização do Treino para jovens atletas, foram os temas abordados por um conjunto de 150 profissionais ligados à modalidade. Há noite houve ainda lugar à realização de um Sarau de Natação Sincronizada nas Piscinas Municipais, que teve a participação de vários clubes praticantes desta modalidade aquática.

“O desporto na Mealhada é uma aposta muita forte deste executivo. A realização deste congresso é para nÓs um momento único que faz da Mealhada, neste fim-de-semana, a capital da natação sincronizada”, referiu, Guilherme Duarte. O autarca agradeceu à Associação de Natação de Aveiro (ANA) a escolha da Mealhada para a realização do evento, afirmando que “a cidade está à altura de receber esta e outras provas semelhantes”. Guilherme Duarte, classificou a parceria com a ANA como “bastante profícua” e como resultado a Mealhada “tem recebido importantes eventos de natação”. “As Piscinas Municipais da Mealhada vão ser alvo de remodelações para que possam estar preparadas para receber eventos de topo”, adiantou ainda o autarca, que concluiu desejando boa estadia e felicidades para todos os desportistas, congressistas e profissionais presentes no evento.

No segundo dia de congresso, dia 23 de novembro, decorreram as restantes apresentações pelos congressistas presentes no Cineteatro, os quais abordaram temas diversos como o alto rendimento desportivo e arbitragem. A cerimÓnia de encerramento do congresso contou com a presença do Presidente da AFN, AntÓnio José Silva. De referir que em paralelo no mesmo dia, decorreu nas Piscinas Municipais um workshop destinado a atletas da natação sincronizada das categorias juvenis (13/15 anos) e juniores (16/18 anos), que puderam participar numa sessão de treino na água com a selecionadora da equipa Olímpica da Suíça, a Professora Julia Vasilieva.

(2014-11-25) - Press Release