Ir para o conteúdo principal

Sement Event arrancou no passado sábado com balanço positivo

27 novembro, 2014

Sement Event arrancou no passado sábado com balanço positivo
Sement Event arrancou no passado sábado com a primeira Sessão Pública dedicada às florestas, natureza e à sociedade civil. No domingo, o dia foi dedicado à reflorestação, contando com a presença de dezenas de voluntários. O patrimÓnio edificado da Mata Nacional do Buçaco também foi enaltecido; desde o Convento de Sta Cruz ao Palace Hotel, inúmeros foram os participantes que realizaram uma visita guiada gratuita, possibilitando assim, um conhecimento mais profundo destes ex-libris monumentais da Mata.

Cerca de 40 pessoas marcaram presença na primeira Sessão Pública do Sement Event, “Espaços Naturais, valor para as populações”, no passado sábado, dia 22 de novembro, no Grande Hotel do Luso. A Sessão de Abertura do evento contou com a presença da Dr.ª Patrícia Nascimento, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto; do Doutor Amadeu Soares, Diretor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro; do Eng João Silva, secretário da Junta de Freguesia do Luso, Eng. João Pinho, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do ICNF e finalmente, o Presidente da Fundação Mata do Buçaco, Eng AntÓnio Gravato.

O painel da manha teve como oradores, o Eng.° João Pinho, Vogal do Conselho Diretivo do ICNF e vogal do Conselho diretivo da FMB F.P., que expôs a valorização das funções da floresta, a abundância dos seus recursos e refletiu sobre a importância das matas públicas nacionais; Dr. Carlos Tavares, da FSC® Portugal, que explicou os processos de certificação florestal e o grau de importância que ela tem para gestão das florestas, destacando que neste momento já existem cerca de 180 milhões de hectares de floresta certificada (onde pertence a Mata Nacional do Buçaco). O terceiro orador participou na sessão via skype das Furnas, Ilha de S. Miguel (Açores), Eng° Miguel Ferreira, AZORINA - Sociedade de Gestão Ambiental e conservação da Natureza, S. A deu a conhecer o Projeto do LaboratÓrio de Paisagem das Furnas que incide no combate à eutrofização da Lagoa das Furnas .Ainda da parte de manhã o Presidente da Junta de Freguesia de águeda e Borralha, Sr. Paulo Seara, mostrou como é possível envolver a população na criação de espaços verdes, com o projeto: “Parque Botânico de Vale Domingos”.

Da parte da tarde a primeira oradora foi a Doutora Milene Matos, da Universidade de Aveiro com o tema “A ciência e a natureza como ferramentas de reinserção social”, apresentando os resultados de uma investigação desenvolvida pela U.A. para averiguar a importância das aprendizagens técnico-científicas e do contacto com a natureza na reinserção social de reclusos. Os resultados do estudo demonstraram que os programas de ocupação dos reclusos que permitem o contacto com o conhecimento, bem como com a natureza, têm elevada repercussão na diminuição da taxa de reincidência, contribuindo ativamente para o sucesso da reinserção dos reclusos na sociedade ativa. A Engª Cátia Correia, do Projeto Life Biodiscoveries (CM Barreiro) “Controlo de espécies invasoras através da participação pública.”, foi quem se seguiu abordando a temática do controlo de invasoras através da participação pública na Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada. O Eng Bruno Martins, da Universidade do Porto, apresentou o Projeto Life Trachemys " A importância dos ecossistemas de água doce e ferramentas para a sua conservação", onde deu a conhecer a importância do combate da tartaruga-da-flÓrida para os ecossistemas. A representar a Escola Superior Agrária de Coimbra esteve presente o Eng Pedro Bingre do Amaral, que falou sobre as políticas do setor florestal e da importância da economia florestal em Portugal. Por fim, o Dr. João Carvalho, da Universidade de Aveiro, abordou o tema “O bom, o mau ou o vilão? A gestão cinegética como promotora da biodiversidade”, onde explicou o dilema entre o “bom e o mau” caçador, explicando que às vezes por necessidades de equilíbrio ambiental é necessário abater, reforçando no entanto, a necessidade de ter cuidados na caça em especial na caça indiscriminada ou seletiva.

No segundo dia do evento, domingo 23 de novembro, mais de 30 voluntários dedicaram a manha na reflorestação de uma área de cerca de 0,5 hectares da Mata Nacional do Buçaco. O objetivo foi cumprido e plantaram-se no total cerca de 200 árvores, entre azereiros, carvalhos, castanheiros, medronheiros, sobreiros, ulmeiros e outras espécies autÓctones.

Durante a tarde, realizou-se a visita orientada ao Convento de Santa Cruz do Buçaco, que incluiu a visita exclusiva ao interior do Palace Hotel do Buçaco, reunindo cerca de 20 pessoas (conforme o limite de inscrições) que tiveram a oportunidade única de conhecer o vestíbulo o salão nobre, entre outros espaços deste ex-libris do PatrimÓnio Cultural da Mata Nacional do Buçaco.

Terminou com um balanço positivo o primeiro fim de semana do Sement Event, que reuniu cerca de 90 pessoas que tiveram a oportunidade de, gratuitamente, conhecer, ver e perceber a importância do envolvimento da população na Mata Nacional do Buçaco.

(2014-11-27) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...