Cineteatro Messias vai ser palco das "Escolíadas Júnior" dia 14 de dezembro

03 dezembro, 2014

Cineteatro Messias vai ser palco das

O Cineteatro Municipal Messias vai receber, no dia 14 de dezembro, o evento “Escolíadas Júnior”. Trata-se de um espetáculo de teatro inédito, em que os principais intervenientes serão cerca de 400 alunos e uma centena de professores e técnicos pertencentes às sete escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Mealhada. O projeto que envolve alunos dos 5 aos 11 anos de idade das escolas de Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Vacariça, Pampilhosa e Mealhada, teve início em outubro, com a escolha da obra de Lídia Dias e Milene Matos, “Duendes na Mata do Bussaco”, que vai servir de base à encenação teatral. O evento é organizado pela Associação Escolíadas, Câmara Municipal da Mealhada e Agrupamento de Escolas da Mealhada.

A Associação Escolíadas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas da Mealhada vão promover, no dia 14 de dezembro, no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, o espetáculo “Escolíadas Júnior” que vai contar com a participação de cerca de 400 alunos das sete escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Mealhada, bem como de professores e técnicos que têm vindo a preparar toda a produção cénica e os ensaios dos pequenos artistas.

A apresentação do trabalho será feita no dia 14 de dezembro, em três espetáculos: às 10h30, subirão ao palco os alunos das escolas de Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso e Vacariça; às 14 horas, será a vez das crianças da Pampilhosa; às 16h30, os jovens atores da Mealhada fecham o ciclo de apresentações dos "Duendes na Mata do Bussaco". Cláudio Pires, da Associação Escolíadas, assegura que "este evento é, pelas suas características peculiares, absolutamente único/inovador a nível nacional e poderá vir a revelar inesperadas facetas de artistas de muitas crianças, surpreendendo-as a elas próprias, aos seus pais e professores".

Numa primeira fase, as 500 pessoas envolvidas no projeto trabalharam a leitura encenada e a encenação da história "Duendes na Mata do Bussaco" de Lídia Dias e Milene Matos. Neste momento, estão todos envolvidos na recolha e preparação dos materiais recicláveis, assim como na preparação dos moldes para a montagem dos adereços a usar pelos jovens atores.

(2014-12-05) - Press Release