Bairrada vai acolher mundiais de Orientação em BTT em julho de 2016

13 janeiro, 2015

Bairrada vai acolher mundiais de Orientação em BTT em julho de 2016
A Bairrada vai ser palco dos Campeonatos do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT, de uma etapa da Taça do Mundo de Orientação em BTT e do Campeonato Europeu de Jovens de Orientação em BTT de 24 a 31 de julho do prÓximo ano, de 2016. O protocolo para a realização do evento foi assinado hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Mealhada, pelos representantes dos Municípios de águeda, Cantanhede e Mealhada e pelo presidente da Federação Portuguesa de Orientação (FPO). As competições vão contar com a participação de cerca de 600 atletas de 40 países. “O territÓrio é Ótimo para a prática da modalidade e vamos fazer tudo para o promover e divulgar pelo Mundo”, afirmou o presidente da FPO, Augusto Almeida, no seu discurso de hoje à tarde.

As competições estão marcadas para julho de 2016, mais precisamente para a semana de 24 a 31 de julho, e prevê-se que tragam à Bairrada “entre 500 a 600 atletas de cerca de 40 países”, revelou Carlos Ferreira, vice-diretor do evento e responsável pelo Clube Aventura da Bairrada, que é promotor da modalidade na região. São dois campeonatos do Mundo, uma etapa da Taça do Mundo e um campeonato da Europa, que vão decorrer nos municípios de águeda, Cantanhede e Mealhada. Uma parceria entre concelhos da Bairrada, que tem como objetivo promover e divulgar as potencialidades da região além-fronteiras, mostrando que a Bairrada tem tudo para a prática de desportos de aventura e natureza, bem como tem excelentes condições para acolher todos os que a visitam.

“Temos bons hotéis, bons restaurantes e temos que dar a conhecer a nossa região”, frisou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, mostrando a sua satisfação pela assinatura do protocolo, pela parceria entre os municípios e por a Bairrada ir acolher tão importantes provas mundiais. “é com estas candidaturas que conseguimos promover a Bairrada, a nossa região”, salientou, por sua vez, o vereador de Desporto da Câmara de águeda, Edson Santos, concluindo: “O desporto também é uma forma de turismo e temos que aproveitar o facto de a nossa geografia ter condições fantásticas para a prática da modalidade”. Satisfeito mostrou-se também o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, que também esteve presente na assinatura do protocolo.

“Estamos há um ano e pouco a organizar o evento e temos mais de ano e meio pela frente. Vai ser uma semana ininterrupta de competições, em que estarão em disputa diversos títulos importantes”, sublinhou, por sua vez, o presidente da FPO, Augusto Almeida, no discurso que realizou apÓs a assinatura do protocolo. “Esta pode ser a primeira vez que o formato ‘mass start” será utilizado, mas ainda carece de aprovação pela Federação Internacional de Orientação (IOF)”, avançou ainda o presidente da FPO, informando que, caso não haja aprovação, então será adotado o modelo de estafeta mista. “Estamos à espera de algumas aprovações da IOF e avançamos agora para a fase de planeamento de percurso, com a ajuda do nosso colega Carlos Ferreira”, adiantou ainda Augusto Almeida, que conclui o seu discurso realçando as condições excecionais da Bairrada: “O territÓrio é Ótimo para a prática da modalidade e vamos fazer tudo para o promover e divulgar pelo Mundo. Vamos tornar a Bairrada num destino ainda mais apetecido para todos os que praticam desportos de natureza”.

Os campeonatos mundiais e europeu de Orientação em BTT são organizados pela Federação Internacional de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de águeda, Câmara Municipal de Cantanhede e Câmara Municipal da Mealhada.

Programa provisÓrio:
Sábado, 23 de julho