Almoço solidário reúne pessoas carenciadas na Pampilhosa

16 janeiro, 2015

Almoço solidário reúne pessoas carenciadas na Pampilhosa
O “2° Almoço Solidário” teve lugar no dia 14 de janeiro, pelas 13h, na Cafetaria do Parque da Pampilhosa. Esta é a segunda edição de uma iniciativa que surgiu em 2013 e tem como objetivo providenciar uma refeição aos munícipes carenciados do concelho. O evento foi promovido pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) em parceria com o Serviço de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada e, este ano, dirigiu-se a cerca de três dezenas de utentes da Cantina Social da Mealhada e da Pampilhosa. A Santa Casa da MisericÓrdia da Mealhada e o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa também apoiaram esta iniciativa de cariz solidário.

Proporcionar uma refeição quente, fomentar o convívio, contribuindo, igualmente, para a criação de um momento de lazer para os munícipes referenciados pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada e da Segurança Social da Mealhada foram os objetivos pretendidos com a realização deste “2° Almoço Solidário”, que decorreu no dia 14 de janeiro, na Cafetaria do Parque da Pampilhosa.

“é uma honra e uma satisfação enorme poder ajudar estas pessoas, mesmo que seja com tão pouco”, começou por dizer o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, que referiu, ainda, ser este um evento para “repetir todos os anos”. Por sua vez, Nuno Canilho, diretor da EPVL, considerou esta iniciativa como algo revestido de “grande interesse social” e a participação neste tipo de ações um motivo de “enorme prazer, a nível pessoal e a nível institucional”.

Os alunos do 1° ano do curso de Mesa Bar e alunos do 3° ano do curso de Cozinha e Pastelaria da EPVL foram os responsáveis pela confeção da refeição solidária, algo que Nuno Canilho considera ser “uma oportunidade para treinarem as suas aptidões em contexto real de trabalho, servindo pessoas reais que são, no fundo, os melhores avaliadores do trabalho que estes alunos desenvolvem na teÓrica do curso”.

A Cantina Social é um programa criado no âmbito do Programa de Emergência Social (PES) do projecto Rede de Emergência Alimentar, uma iniciativa do Governo que passa pela criação de Cantinas Sociais, aproveitando as estruturas, meios e recursos já existentes no terreno, destinando-se a providenciar refeições a famílias carenciadas sem qualquer apoio no campo alimentar.

(2015-01-16) - Press Release