Bussaco Digital nos Green Project Awards

23 janeiro, 2015

Bussaco Digital nos Green Project Awards
A Fundação Mata do Buçaco esteve presente ontem (21 janeiro) na cerimÓnia de entrega do GPA 2014 como uma das 47 finalistas num universo de 1000 candidaturas. O Projeto Bussaco Digital, apesar de nomeado para um award, não foi contudo o vencedor, no entanto, o reconhecimento e o mérito do trabalho desenvolvido já está a ser recompensado pelos contactos de diversas pessoas curiosas sobre o projeto.

Os Green Project Awards 2014 distinguiram vencedores e menções honrosas por sete categorias:
Agricultura, Mar e Turismo – Menções Honrosas: CleanBiomass, Lda – CleanBiomass, Inovação em biomassa residual e Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.– BIO+Sintra – Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra. Vencedor: Companhia das Lezírias– Companhia das Lezírias: a gestão florestal em prol da biodiversidade.
Cidades Sustentáveis – Menções Honrosas: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – Requalificação da Frente Ribeirinha da Zona Sul do Concelho: Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo e Câmara Municipal de Torres Vedras – Torres ao Centro – Regeneração Urbana do Centro HistÓrico de Torres Vedras. Vencedor: Câmara Municipal de águeda – à Procura da Excelência
Consumo Sustentável – Menções Honrosas: Ana Malta e Hugo Moreira – BioPoli e Lisboa e-nova – Projeto Coopetir no Bairro da Boavista. Vencedor: Horas de Sonho, apoio à criança e à família – Trokaki
Information Technology - Menção Honrosa: Agência de Energia do Sul da área Metropolitana do Porto – ObservatÓrio de Sustentabilidade Sul da área Metropolitana do Porto. Vencedor: EDP – Re:dy
Iniciativa Jovem – Vencedor: Alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva – Escola Secundária José Belchior Viegas – O Surf na Serra do Caldeirão Produto ou Serviço – Menções Honrosas: Logoplaste Innovation Lab – Ecover Ocean Bottle e Life in a Bag – Grow bag de ervas aromáticas e flores comestíveis. Vencedor: Epal – Waterbeep
E finalmente, Iniciativa de Mobilização (Categoria onde se inseriu o Bussaco Digital) – Menções Honrosas: Worten, Equipamentos para o Lar, S.A. – Quilos de Ajuda e WWF Mediterranean Programme Office – Portugal – Green Heart of Cork – No coração do Montado: Promover a conservação dos montados portugueses mobilizando as empresas para o pagamento dos serviços ambientais gerados por estes ecossistemas. Vencedor: Coopérnico – A primeira cooperativa Portuguesa de energias renováveis e cidadania – Coopérnico.

Como é possível de se verificar na lista acima referida, a Fundação encontrava-se a competir com empresas que estão no mercado há vários anos e com uma larga experiência, reconhecendo o mérito e empenho de cada um dos projetos apresentados.

Num total de 1000 projetos, o Bussaco Digital ficou entre os 47 melhores e isso é por si sÓ uma vitÓria, para um projeto que apenas tem um ano de existência e tinha cerca de 4 meses aquando da candidatura feita em 2014.
Este é um reconhecimento que a FMB quer partilhar com a Universidade de Aveiro, Sapo Labs e Fundação PT que sempre acreditaram neste projeto e em muito contribuíram para o seu desenvolvimento.

A participação nos Green Project Awards possibilitou à Fundação um reconhecimento público e uma maior visibilidade do Bussaco Digital, aumentando as visitas ao website e as plantações digitais.

A Fundação mostra-se confiante a uma nova candidatura no prÓximo ano com novos temas, apelando sempre à conservação deste PatrimÓnio Vivo que é a Mata Nacional do Buçaco.

Info adicional:
Green Project Awards: www.facebook.com/greenprojectawards