Ir para o conteúdo principal

Milene Matos vence prémio da Fundação Yves Rocher para a Mata do Buçaco

06 março, 2015

Milene Matos vence prémio da Fundação Yves Rocher para a Mata do Buçaco
ApÓs 12 anos de investigação científica sobre o patrimÓnio natural da Mata Nacional do Buçaco, Milene Matos vê o seu trabalho ser reconhecido num prémio que valoriza os projetos femininos a favor do ambiente, atribuído pela Fundação Yves Rocher.

Em setembro de 2003 a ainda estudante de biologia da Universidade de Aveiro (UA), Milene Matos fez a sua primeira visita à Mata Nacional do Buçaco dando início a uma extensa e importante investigação sobre o patrimÓnio natural deste local, que culminou na sua tese de doutoramento “Diversidade de Vertebrados na Serra do Bussaco e áreas envolventes” (2011).
Milene Matos desenvolveu atividades educativas e de promoção regulares, que se revelaram de extrema importância para a Mata, refletidas nas centenas de utentes logo no primeiro ano de operacionalização, mas também proporcionou inúmeras parcerias estratégicas que foram estabelecidas com vista à divulgação, conservação e proteção do patrimÓnio natural.
O resultado deste trabalho é reconhecido sobretudo no impacto ambiental e social, principalmente para a população reclusa que colabora com a Fundação Mata do Buçaco, F.P. (FMB, F.P.) desde 2010, que através deste projeto viu ser possível uma reintegração na sociedade.

A biÓloga da UA concorreu ao Prémio Terre de FEMMES 2015 com o tema “Biodiversidade para todos” na Mata Nacional do Buçaco, que tem como objetivo "usar o patrimÓnio natural, histÓrico e cultural inigualável da Mata Nacional do Buçaco como veículo para a construção de um serviço educativo com funções pedagÓgicas, mas também sociais e de promoção/proteção da biodiversidade. (...) Pretende-se demonstrar que a educação ambiental e para a sustentabilidade cabe a todos e que todos “cabem nela” também. (...) Este entrosamento tem revelado aspetos não totalmente previstos também a nível social, tendo-se demonstrado, por exemplo, que este modelo tem resultados tangíveis na reinserção social de reclusos, no combate ao isolamento de idosos, no comprometimento de crianças e jovens com a biodiversidade, e no envolvimento da sociedade civil e do tecido empresarial para as questões de ambiente. O objetivo maior é mostrar a biodiversidade como um elemento unificador a todos os níveis. é um valor de todos e para todos.", como refere Milene Matos na sua candidatura.

Para a FMB, F.P. este é um prémio de extrema importância para a projeção internacional dos valores do patrimÓnio natural da Mata, mas também um reconhecimento social das competências científicas de excelência que colaboram com a FMB, F.P., como é o caso da biÓloga Milene Matos.

O concurso Terres de FEMMES da Fundação Yves Rocher “destina-se a apoiar financeiramente ações exemplares levadas a cabo por mulheres, a favor do ambiente (…) O Prémio Terres de FEMMES é constituído por um Prémio Nacional, um Prémio do Público e um Grande Prémio Internacional”, conforme se lê no website yvesrocher.pt Os países a concurso nesta edição são: França, Alemanha, Rússia, Suíça, Marrocos, Ucrânia, PolÓnia e Portugal.

Milene Matos venceu o Prémio Nacional, no valor de 5000€, que será investido no desenvolvimento do projeto, nomeadamente em material pedagÓgico, como equipamentos para a sala didática, livros, entre outros, mas também para a aquisição de árvores para a reflorestação das áreas arrasadas pelo Ciclone Gong a 19 de janeiro de 2013. A ideia de Milene Matos é multiplicar este donativo com estratégias abrangentes, para que tenha um verdadeiro impacto positivo na gestão diária da Mata.

O concurso não acaba aqui, sendo que a 1° premiada de cada Prémio Nacional Terre de FEMMES concorre ao Grande Prémio Internacional Terre de FEMMES, a atribuir no mês de abril em Paris, e ainda ao Prémio do Público através de uma votação online de 9 a 21 de março no site www.terredefemmes.org.

(2015-03-04) - Press Release






Notícias Relacionadas