Ir para o conteúdo principal

Receitas da Páscoa em destaque na segunda oficina do Ambiente

24 março, 2015

Receitas da Páscoa em destaque na segunda oficina do Ambiente
A Culinária e Tradições da Páscoa estiveram em destaque na segunda iniciativa do projeto Oficinas do Ambiente 2015, organizado pela Câmara Municipal da Mealhada, que teve lugar no passado dia 21 de março, entre as 14h e as 17h, nos Moinhos do Lograssol, na Vacariça. Aprender a preparar algumas das receitas típicas da época pascal foi o objetivo da ação, que juntou uma dezena de participantes, entre crianças, jovens e adultos, à volta das diversas etapas necessárias à confeção do tradicional bolo da Páscoa.

O projeto Oficinas de Ambiente 2015 da Câmara Municipal da Mealhada visa proporcionar às várias camadas etárias da população, crianças, jovens e adultos, atividades lúdicas e educativas sobre a temática do ambiente, das tradições e dos produtos endÓgenos da região. A segunda oficina do evento teve lugar nos Moinhos do Lograssol, na freguesia da Vacariça, e levou os participantes a reviverem os tempos antigos, relembrando as tradições de família na preparação artesanal do bolo da Páscoa.

Ensinamentos sobre utilização e cozedura do forno - utilizando as vides como fonte de temperamento -, como misturar os ingredientes, amassar e tender a massa, ou ainda como preparar as folhas de couve onde cada bolo vai ao forno foram algumas das práticas ensinadas nesta oficina. No final, entre trocas de receitas de família e degustação dos folares, cada participante teve direito a levar para casa uma receita e um bolo como presente.

As oficinas são mensais, gratuitas e dirigidas a determinado público, mediante a sua temática. O mínimo de participantes por oficina é de 5 elementos e o máximo de 20, sendo necessária a inscrição prévia na atividade até um limite de cinco dias úteis antes do início de cada oficina. Para aceder a mais informações sobre o programa Oficinas dos Ambiente 2015, os interessados devem contactar o número 231 200 980, e-mail ambiente@cm-mealhada.pt.

Programa das prÓximas oficinas:
Traga o seu vinho e vamos degustá-lo!
Data: 25 de abril | das 14h às 17h
Destinatários: Adultos
Local: Parque da Cidade
Monitor: AntÓnio Selas
Vagas: Limitado a 20 inscrições
Nota: Traga o seu vinho para que todos possamos degustá-lo.

Bem-estar do nosso amigo de 4 patas
Data: 30 de maio | das 14h às 17h
Destinatários: Crianças, jovens e adultos
Local: Parque da Cidade
Monitor: Salomé Dias
Vagas: Limitado a 20 inscrições
Nota: Traga o seu animal de estimação

(2015-03-23) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...