Projeto "Olhos Solidários" já está em vigor na Mealhada

16 abril, 2015

Projeto

Já arrancou, no concelho da Mealhada, um projeto de cariz social, que tem como objetivo ajudar a colmatar as necessidades de saúde visual dos munícipes mais carenciados. O projeto chama-se "Olhos Solidários" e consiste na recolha, junto da comunidade, de armações de óculos já usadas, que serão depois selecionadas, higienizadas e reparadas, para serem reaproveitadas por quem mais precisa. As armações podem ser entregues no edifício da Câmara Municipal, do Setor de Ação Social da autarquia, na Biblioteca Municipal, na Loja Social e outros espaços municipais, na Cafetaria do Parque, no Centro de Saúde da Mealhada, nas Juntas de Freguesia do concelho e nas óticas aderentes, mais concretamente a AliÓpticas, a Retina e a Ergovisão. Colabore! A sua ajuda vai fazer toda a diferença!

A ideia inicial surgiu da munícipe Ana Silva, que a apresentou ao Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, que, de imediato, viu nessa proposta uma forma de ajudar os agregados familiares do concelho com maior vulnerabilidade social, facilitando-lhes o acesso a bens essenciais de saúde. A ideia foi então aperfeiçoada e estruturada, e depressa se passou para a etapa de procurar agentes e parceiros, que permitissem pôr em prática este projeto de cariz social, que tem como objetivo a recolha de armações de óculos usadas, para serem reutilizadas por munícipes carenciados. Para além da mentora e da Câmara Municipal, juntaram-se a esta iniciativa a ACES Baixo Mondego - Unidade de Cuidados na Comunidade Bairradina, e as óticas Aliópticas, Retina e Ergovisão. O projeto ganhou, assim, forma e nome: "Olhos Solidários".

O protocolo de colaboração referente ao projeto foi assinado dia 16 de abril, durante a manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. "Fico satisfeito com este trabalho em rede, com mais esta colaboração para um projeto social. Mais uma vez, vamos conseguir ajudar quem mais necessita e isso é fundamental. Quero agradecer a todas as pessoas e instituições pela colaboração neste projeto. E não façam como eu, que estou sempre a perder os óculos. Coloquem-nos nestas caixinhas", afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, apontando para uma das caixas que servirá para a recolha.

Nessa manhã foram também conhecidas as primeiras caixas para colocação das armações, que já estão  à disposição de todos os interessados no edifício da Câmara Municipal, na União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, no Centro de Saúde da Mealhada e nas óticas aderentes, a AliÓpticas, a Retina e a Ergovisão. Em breve, as outras caixas estarão prontas e serão distribuídas pelos outros locais, que são o edifício do Setor de Ação Social da autarquia, a Biblioteca Municipal, a Loja Social, a Cafetaria do Parque, e as restantes Juntas de Freguesia.

Este é mais um projeto de cariz social levado a cabo pela Câmara Municipal da Mealhada, numa parceria com várias entidades públicas e privadas do concelho. Um projeto que pretende atenuar as dificuldades de saúde visual que os mais carenciados têm, recuperando armações de óculos já utilizadas para que possam servir a esse público, que poderão ser entregues pelos munícipes em vários pontos do concelho. E, por isso mesmo, a Câmara Municipal apela: "Colabore nesta iniciativa e entregue as suas armações de óculos usadas. A sua ajuda vai fazer toda a diferença!".

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 abril 2018