Ir para o conteúdo principal

"Piglet Box" vence Concurso Municipal de Ideias de Negócio na Mealhada

07 maio, 2015

O projeto "Piglet Box" foi o vencedor da terceira edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, que decorreu no dia 6 de maio, pelas 18h30, no Auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), na Mealhada. Este é um concurso de empreendedorismo desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com os municípios aderentes, no âmbito do programa "Educação Empreendedora nas Escolas" e é dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional dos estabelecimentos de ensino concelhios. Dos 10 projetos finalistas, o júri do concurso elegeu, por unanimidade, o "Piglet Box", uma embalagem biodegradável e térmica para transportar sandes de leitão e outros produtos. Este projeto vai agora representar o Município da Mealhada na grande final do Concurso Intermunicipal, que se realiza no dia 30 de maio, em Tábua.

É a terceira edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio - Empreendedorismo nas Escolas, que pretende, fundamentalmente, colocar à prova a capacidade dos alunos, do ensino secundário e profissional, para criar, planear e defender uma ideia de negócio, criar o próprio posto de trabalho e de contribuir para o melhoramento do tecido empresarial económico dos municípios. Este ano, foram apresentados um total de 14 projetos na Mealhada, envolvendo 120 alunos da Escola Secundária e da EPVL, que foram acompanhados por sete professores. Desses 14 projetos, por imposição do regulamento, tiveram de ser selecionados apenas 10 para a apresentação que aconteceu ontem, na EPVL.

Foram várias as ideias apresentadas nesta final do Município da Mealhada. Marcadores de livros com leds, sites de promoção turística, luvas de aquecimento interativas com regulação de temperatura, uma paragem de autocarro alimentada por energias renováveis ou aplicações informáticas de apoio ao ensino escolar foram alguns dos projetos apresentados. No final, o projeto que saiu vencedor foi o "Piglet Box" - em português, caixa para leitão - de duas alunas, Gabriela Barros e Inês Gomes, da Escola Secundária da Mealhada. Trata-se de uma embalagem para acondicionar sandes de leitão, biodegradável e térmica, destinada à restauração e que promete revolucionar o transporte do produto "rei" da gastronomia da região. Estas alunas conquistaram, assim, o passaporte para a final Intermunicipal do concurso da CIM-RC, que se realizará no dia 30 de maio, em Tábua. Nesta final estarão a concurso os projetos finalistas dos 19 municípios que integram a CIM-RC.

O júri do concurso, composto pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), Carlos Pinheiro, e pela técnica superior do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da autarquia, Magda Costa, foi responsável por avaliar os projetos a concurso segundo cinco critérios: grau de inovação; exequibilidade da ideia; qualidade da apresentação; estruturação e maturação da ideia e impacte do projeto para a região. O júri foi unânime ao considerar o projeto vencedor como o mais viável e original a concurso.

"Fico satisfeito com este tipo de iniciativas, que visam estimular a imaginação dos alunos e dar uma oportunidade à criatividade e à inovação", começou por dizer o vice-presidente da autarquia, Guilherme Duarte, no seu discurso de encerramento, que aconteceu logo após a atuação do músico mealhadense João Vila. "Para mim são todos vencedores, todos têm valor", acrescentou ainda o autarca. Já o presidente da ACIBA, Carlos Pinheiro, lembrou que os projetos não têm que ser só criativos e interessantes, "é preciso que sejam também exequíveis". "Espero que vão evoluindo na vossa carreira académica e que comecem já a pensar em projetos para apresentar para o ano, que tenham uma aplicação prática focada numa perspetiva de rentabilidade", concluiu o dirigente.

As vencedoras receberam um vale tecnológico, no valor de 75€, para ser descontado numa superfície comercial e todos os participantes receberam uma entrada grátis no cinema do Cineteatro Municipal Messias e na Piscina Municipal de Luso. 

 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 maio 2018






Notícias Relacionadas