Ir para o conteúdo principal

Romaria da Ascensão cumpre tradição

12 maio, 2015

Romaria da Ascensão cumpre tradição

A Mata Nacional do Buçaco recebe no próximo dia 14 de maio a tradicional festa da Ascensão onde se esperam milhares de pessoas, cumprindo uma tradição que remonta aos finais do século XIX.

A iniciativa inclui a presença de vários artesãos e muita animação musical através de grupos folclóricos locais e regionais. Convida-se, mais uma vez, a população local e dos concelhos vizinhos a rumarem ao Luso e ao Bussaco para passar um dia diferente no local da antiga Romaria.

Neste dia especial a FMB, F.P. abre as portas da Mata e convida todos a entrarem, gratuitamente, para assinalar esta data.

Recorde-se que a Ascensão é uma festa importante do calendário religioso datando do séc. IV d.C., e que celebra a Ascensão do Senhor aos Céus, 40 dias depois da Páscoa. A Romaria da Ascensão ocorre entre o Luso e a Mata Nacional do Buçaco desde os finais do séc. XIX, envolvendo todos os Concelhos da região: Penacova, Cantanhede, Mortágua, Anadia, Oliveira do Bairro e Mealhada.

A organização está a cargo da Fundação Mata do Buçaco.

 

Programa:

10h - Abertura da feira de artesanato e etnografia na Avenida do Convento

10h30 - Celebração das Rogações e bênção dos Campos, seguida de Eucaristia Solene da Ascensão, na Igreja Paroquial do Luso e procissão nas ruas adjacentes

15h - Atuações de grupos tradicionais nas Portas de Coimbra

(2015-05-12) - Press Release







Notícias Relacionadas