Bairrada ´O´ Meeting reuniu mais de 500 participantes

27 maio, 2015

Bairrada ´O´ Meeting reuniu mais de 500 participantes

O concelho de Mealhada recebeu no passado fim-de-semana, nos dias 23 e 24 de maio, o BOM O´Meeting 2015, um evento de Orientação Pedestre organizado pelo Clube de Aventura da Bairrada (CAB), que reuniu mais de 500 atletas vindos de vários pontos do país. O evento foi constituído por duas provas que pertencem ao calendário da Federação Portuguesa de Orientação, o Campeonato Nacional de Distância Média e o Campeonato Nacional de Estafetas. Cada uma delas baseou-se em dois mapas, um localizado na Mata Nacional do Buçaco realizado no sábado, dia 23, e outro nas imediações do Centro de Estágios do Luso, no domingo, dia 24. O evento contou com a parceria da Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e da Vacariça, e da Fundação Mata do Buçaco.

O Luso, a Vacariça e o Bussaco receberam no último fim de semana, dias 23 e 24 de maio, o BOM - Bairrada "O" Meeting 2015, um evento de Orientação Pedestre organizado pelo CAB. A prova teve início no sábado, dia 23, às 14h, com o Campeonato Nacional de Distância Média onde participaram mais de 500 atletas, com quatro escalões abertos entre federados e não federados, com a organização a disponibilizar três zonas de partidas e cerca de 22 percursos diferenciados, e adequados aos vários escalões de competição presentes. Assim, atletas não federados poderem experimentar a modalidade, englobando participantes com idades dos 10 aos 75 anos. Os escalões com maiores distâncias tiveram mais dificuldades de orientação devido ao declive e riqueza dos elementos dos terrenos anexos ao parque da mata.

No segundo e último dia de competição, domingo, dia 24, toda a comitiva se deslocou para o Centro de Estágios do Luso a fim de participarem no Campeonato Nacional de Estafetas, que iniciou pelas 9h30, e que foi composto por um mapa que ocupou a área florestal da Vacariça. As 127 equipas, de três elementos cada, presentes puderam, assim, orientar-se pelos 70 pontos de controlo ali colocados. A altimetria, as dificuldades de progressão impostas pelo terreno, os seus elementos naturais e os percursos traçados, foram obstáculos exigentes que todos os participantes tiveram de enfrentar.

No resultado das duas competições a quarta posição foi para o Clube de Orientação do Minho e a quinta posição para o Clube Português de Orientação e Corrida de Oeiras (COPC-Oeiras). Nos percursos de Elite o primeiro lugar de masculinos foi conquistado pelo trio do Gafanhori, pertencendo a vitória feminina ao COPC-Oeiras.

A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu nos Jardins do Palace do Bussaco e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, e de outros dirigentes das instituições envolvidas na organização do evento.

O BOM - Bairrada "O" Meeting 2015 é um evento organizado pelo Clube de Aventura da Bairrada, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, a Junta de Freguesia do Luso, a Junta de Freguesia da Vacariça e a Fundação Mata do Buçaco, que conta ainda com o apoio de várias empresas locais e regionais, da Câmara Municipal de Águeda, dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Casa do Povo da Vacariça.

(2015-05-27) - Press Release