Centenas de crianças festejam final do ano letivo no Parque da Cidade

09 junho, 2015

Centenas de crianças festejam final do ano letivo no Parque da Cidade

A festa de encerramento do ano letivo, que decorreu na segunda-feira, dia 8 de junho, no Parque da Cidade, foi diferente do habitual, este ano, na Mealhada. Os mais de 650 alunos das escolas do 1º ciclo do concelho passaram o dia inteiro em atividades práticas de Educação Rodoviária, circulando em pistas e estradas - que foram montadas no Parque da Cidade para o efeito - ao comando de veículos não poluentes e cumprindo as regras de circulação. Um dia em grande, que ficou na memória dos mais de 650 pequenos condutores que estiveram presentes na festa que a Câmara Municipal organizou, em parceria com o Centro de Saúde da Mealhada, a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, os Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa e a Associação Nacional de Proteção Civil e GNR.

Porque é na sensibilização e educação dos mais novos que está a chave para a formação de adultos mais responsáveis, a Câmara Municipal decidiu apostar, este ano letivo, na formação em Segurança Rodoviária infantil. Desta forma, todos os alunos do 1º ciclo do concelho da Mealhada tiveram aulas sobre a temática, tanto teóricas, como práticas, durante o ano letivo. O projeto de Educação para a Segurança Rodoviária desenvolveu-se em duas fases. A primeira decorreu desde o início do ano até maio, na maior parte do tempo nas escolas, e teve como objetivo levar as crianças a refletir sobre vários aspetos da circulação rodoviária. A segunda decorreu no passado dia 8 de junho e constou de um evento final, um momento de festa onde os pequenos aprendizes executaram tudo o que aprenderam sobre a temática, circulando em pistas e estradas, utilizando veículos não poluentes e cumprindo as regras de circulação.

A ideia foi criar um espaço onde as crianças percebessem, na prática, tudo o que está inerente à circulação rodoviária. O Parque da Cidade ganhou, assim escolas de condução, bancos, seguradoras, assistência médica, zona de check-in e entrada, zona de circuitos de aprendizagem - com pistas adaptadas às diferentes faixas etárias, onde os participantes circularam seguindo as regras de segurança, com o apoio monitores que desempenharam várias funções, desde polícias a funcionários das bombas de gasolina - zona de produção, venda e reparação de veículos, zona das forças de segurança, assistência e socorro, zona de descanso e refeição e, por último, zona de check-out e saída.

Nesta festa, foram utilizados apenas veículos não poluentes, tais como bicicletas, go-karts, segways, patins, trotinetas, carros de rolamentos, veículos elétricos.

(2015-06-12) - Press Release