FESTAME levou milhares de pessoas à Mealhada

16 junho, 2015

FESTAME levou milhares de pessoas à Mealhada

Foi um sucesso a primeira edição da FESTAME, que decorreu de 9 a 14 de junho, na zona desportiva da Mealhada. A feira contou com dezenas de milhares de visitantes e o recinto lotou praticamente todas as noites, mesmo quando a chuva teimou em estar presente. "Penso que conseguimos os 100 mil visitantes durante os seis dias, como queríamos. Mesmo no sábado, sob chuva intensa, ninguém arredou pé. Era uma enchente para ver Richie Campbell", afirmou o vereador José Calhoa, responsável pela organização. Uma edição que fica marcada pelo novo nome do evento, pela diminuição do número de dias, pelo reforço da gastronomia, pelo fortalecimento dos novos setores da agricultura, pecuária e empresarial, pela boa organização e, sobretudo, pela aposta num cartaz de grande qualidade, com nomes como BOSS AC, D.A.M.A, Kika, Rita Guerra e Richie Campbell.

Artesanato, empresas, agricultura, pecuária, as habituais tasquinhas, os vinhos e espumantes locais, o leitão da Bairrada, um programa de animação diversificado e um cartaz de espetáculos de qualidade foram os ingredientes de sucesso da primeira edição da FESTAME - Feira do Município da Mealhada, que decorreu de 9 a a 14 de junho na zona desportiva. O certame abriu ao público na tarde de terça-feira, dia 9, com a visita do Executivo Municipal às tasquinhas e aos expositores, que este ano foram 125. "Este formato superou todas as expetativas. Acho que podemos dizer que foi a melhor feira até agora e que cumprimos o objetivo de mostrar as potencialidades que o concelho tem", frisou o vereador José Calhoa.

E para honrar a origem do evento (a Feira de Artesanato e Gastronomia), as cores, os aromas e os sabores fizeram-se sentir, e bem, na FESTAME. A começar pelas tonalidades das esculturas em barro, da tapeçaria, da cestaria, do calçado, da tecelagem, das bonecas de trapos, e claro pelo cheirinho a leitão, que este ano esteve representado por vários restaurantes do projeto 4 Maravilhas no expositor da marca municipal e nas habituais tasquinhas de gastronomia, que serviram ainda outras iguarias tradicionais, como os negalhos, a chanfana e o arroz-doce. A água, o pão, o vinho e o leitão tiveram o seu espaço também no expositor das 4 Maravilhas, onde foi possível, sobretudo, apreciar os vinhos e espumantes dos produtores do concelho, confortavelmente sentado na esplanada do stand, situado na zona central da feira.

"Quem visitou a FESTAME saiu contente e quem participou também. É óbvio que há alguns ajustes a fazer, mas o balanço é positivo", afirmou o vereador José Calhoa, lembrando que, este ano, a organização teve que recusar muitas candidaturas para os expositores. Não havia mais lugares. Para além disso, acrescentou, "se for para manter este nível de cartaz musical, temos mesmo que fazer ajustes, porque o espaço foi pequeno para tanta gente". "É preciso rever o espaço, perceber como podemos aproveitá-lo ainda mais. Houve noites em que as pessoas não conseguiam atravessar de um lado para o outro", sublinhou.

Logo no primeiro dia de festa, deu para ter uma noção de que a FESTAME ia ser um sucesso. A primeira feira de verão da região da Bairrada e a única que não cobra entradas no recinto abriu ao público na terça-feira à tarde e teve noite cheia com a atuação de BOSS AC e da dupla de Djs, Double Grooves. A segunda noite era forte, com o palco ocupado pelos D.A.M.A, mas nada fazia antever a multidão que se concentrou no recinto. Os D.A.M.A subiram ao palco e superaram todas as expectativas, com o espaço lotado e o público a responder aos seus apelos e a cantar, em uníssono, temas como "às vezes" ou "Luísa". A noite prosseguiu ao som dos Dj"s "The Fucking Carnivals".

A terceira noite, da diva Kika, também esteve composta e foram muitos os aplausos que a vencedora do concurso Factor X recebeu da plateia. Mas não foi a única. O espaço voltou a lotar no dia seguinte para a noite de Rita Guerra, que entrou em palco com o público a chamar pelo seu nome e a corresponder às expectativas da cantora. Seguiu-se o som do DJ Enois. "Foi a melhor noite", considerou o vereador José Calhoa. Outra surpresa foi a enchente que se verificou na noite de sábado, de Richie Campbell. Surpresa não pela qualidade do cabeça de cartaz, mas porque chovia intensamente e mesmo assim o público esteve presente em massa e não abandonou o recinto o tempo todo, assistindo feliz ao concerto de chapéu-de-chuva na mão. Um espetáculo invulgar e bonito de ser ver. A noite terminou em grande, ao som do DJ The Boss.

Pelo palco 2 da FESTAME passaram ainda vários artistas, como Gonçalo Pato, do Projeto Vespa, e vários grupos concelhios, como ranchos folclóricos, orquestras, filarmónicas e escolas de Samba. Passaram ainda grupos como os Remember Revival Band e os Artipanema e a última noite do evento foi mesmo dedicada à prata da casa. O recinto voltou a compor-se para a atuação da fadista lusense Edna Costa, que se fez acompanhar do também fadista José Manuel Guerreiro.

Com um orçamento de 130 mil euros, a FESTAME foi uma aposta ganha. O cartaz musical de grande qualidade - possível pela diminuição do número de dias - e o facto de as entradas serem gratuitas fizeram a diferença, num evento que já por si só conquista por agregar o artesanato, a agricultura, o setor empresarial, a gastronomia da região e um programa de animação para todos os segmentos. O número real de visitantes é impossível de contabilizar (precisamente pelo facto da entrada ser livre), mas é certo que passaram pelo espaço dezenas de milhares de pessoas ao longo do evento. A FESTAME mostrou ter os ingredientes de sucesso necessários e conquistou o seu espaço nos eventos de verão da região da Bairrada!

(2015-06-16) - Press Release