Ir para o conteúdo principal

EDP reúne 70 pessoas em ação de voluntariado na Mata do buçaco

16 junho, 2015

EDP reúne 70 pessoas em ação de voluntariado na Mata do buçaco

A Mata Nacional do Buçaco foi uma das 5 florestas nacionais escolhidas pela Fundação EDP, para a realização de uma ação de voluntariado no âmbito da iniciativa Parte de Nós.

Esta iniciativa pretende dirigir a sua energia voluntária, para o cuidado não só com as florestas mas também praias e outros locais de relevância para a proteção da biodiversidade através do controlo e eliminação de espécies invasoras, garantindo ainda a limpeza dos locais pela remoção de lixos e resíduos. Os objetivos maiores prendem-se com a prevenção dos incêndios, a manutenção da saúde das florestas e ecossistemas e ainda a proteção da costa portuguesa. Colocar mãos à obra e sensibilizara a sociedade civil através do exemplo organize para dar continuidade a estas iniciativas, pois só assim os resultados serão sustentáveis a prazo. O controlo de espécies invasoras, nomeadamente mimosa (Acacia dealbata), austrália (Acacia melanoxylon), pitósporo (Pittosporum ondulatum), tintureira (Phytolacca americana) e remoção de material lenhoso, foram os trabalhos desenvolvidos durante este sábado, que estiveram inseridos no âmbito do projeto BRIGHT. A equipa de colaboradores da EDP e familiares fizeram um controlo a cerca de 1 hectare, e removeram cerca de 10m3 de material lenhoso tombado proveniente do controlo das plantas invasoras e resultante das últimas tempestades.

A motivação e satisfação demonstrada pelos voluntários foram visíveis não só pelo trabalho realizado mas também nos momentos de descontração proporcionados ao longo do dia. A Fundação Mata do Buçaco agradece por isso, à Fundação EDP, mas também a todos os seus colaboradores e amigos que se deslocaram até à Mata para contribuir ativamente para a salvaguarda, proteção e valorização deste património único.

A iniciativa Parte de Nós é uma ação de responsabilidade social da Fundação EDP e insere-se sobretudo nas praias e florestas nacionais através de um programa de voluntariado corporativo.

O projeto iniciou em 2012, Parte de Nós - Florestas, onde o "desafio foi ajudar as florestas portuguesas, chamando a atenção para a importância de proteger a sua biodiversidade e de controlar espécies invasoras.

No Parte de Nós - Ambiente 2013, o desafio foi ajudar não só as florestas portuguesas mas também as nossas praias, chamando a atenção para a importância de proteger a sua biodiversidade e de controlar espécies invasoras.

Em 2014, o Parte de Nós Ambiente manteve a aposta na proteção da biodiversidade e no controlo de espécies invasoras quer em áreas florestais quer em praias, envolvendo cerca de 1350 voluntários e mais de 37 parceiros que num esforço conjunto removeram dezenas de toneladas de plantas invasoras.", conforme se lê no website da iniciativa.

Em 2015 a ação repete-se com o objetivo de superar os números do ano anterior, 1350 voluntários em 15 ações, 9 em praias e 6 em florestas, envolvendo cerca de 37 parceiros.

Foram então selecionadas 7 praias e 5 áreas florestais, entre as quais a Mata Nacional do Buçaco. As ações tiveram início a 9 de maio e terminam a 27 de junho.

Para a Fundação Mata do Buçaco o envolvimento com a Fundação EDP e a iniciativa Parte de Nós será para manter em futuras ações de voluntariado a desenvolver ainda este ano.

(2015-06-15) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...