Ir para o conteúdo principal

Juventude "fora da Caixa" assinalou dia dedicado aos jovens

13 agosto, 2015

Juventude

A Câmara Municipal de Mealhada assinalou o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto, com o evento "Juventude Fora da Caixa". "Promover uma atitude consciente e responsável junto dos jovens, no que concerne à adoção de hábitos de vida saudáveis e ocupação positiva do seu tempo de lazer foi o principal objetivo do evento", segundo referiu a vereadora da Ação Social da autarquia da Mealhada, Arminda Martins. A iniciativa deu especial relevo a temas ligados às Artes, à Música, à Sexualidade, às Dependências e  à Solidariedade tendo sido dinamizadas atividades lúdicas, desportivas, artísticas, solidárias e de sensibilização para a saúde, bem como a noite do shot saudável, com cafés, bares e pastelarias do centro a comercializarem bebidas sem álcool que simbolizam a data.

"Juventude Fora da Caixa" foi o nome do evento organizado pela autarquia da Mealhada, que pretendeu celebrar o Dia Internacional da Juventude que se assinalou no dia 12 de agosto. Este foi um dia inteiro repleto de atividades dirigidas aos jovens. As ruas da zona central da cidade encheram-se de tintas, objetos para recuperar, pincéis e telas espalhados pelo chão, que os jovens artistas usaram como meio "dar asas à criatividade". Promover hábitos de vida saudáveis e uma ocupação positiva dos tempos livres junto das crianças e jovens, foi o enfoque da iniciativa que decorreu entre as 10h e as 23h, nas zonas pedonais do centro da cidade.

O dia dedicado à juventude começou logo pelas 10h, com uma demonstração de Parkour, pelo Grupo de Parkour da Mealhada "Urban Souls". As acrobacias executadas por uma dezena de praticantes regulares desta modalidade deixaram os jovens utentes, da APPACDM Centro Santo Amaro de Casal Comba, presentes no Parque Radical da Cidade de sorriso na face. Simultaneamente, ao longo de todo o dia, decorreram ações de sensibilização, sexualidade, dependências e planeamento familiar na Unidade Móvel do Hospital da Misericórdia da Mealhada e na Unidade Móvel do Programa Extra CUIDA-TE - IPDJ de Aveiro, assim como pinturas em tela, tecidos e objetos, com os jovens a serem convidados a pintar e "grafitar alguns contentores de lixo.

Durante a tarde houve muito para ouvir, entre as 15h e as 19h, com Música de Rua, interpretada por alunos da Escola de Música da Mealhada (EMM), nas zonas pedonais das ruas Cerveira Lebre e Costa Simões e, também, no Jardim Municipal. Em paralelo, nestes três locais do centro da cidade, escutou-se a Música ao Centro, com a interpretação do músico local João Vila e, pouco depois, com a atuação de uma Banda Pop Rock constituída por alunos da EMM.

"Este foi um evento que correspondeu às expetativas e que será para repetir no futuro. Quero agradecer aos participantes neste evento e o apoio de todos os parceiros, voluntários e colaboradores", disse ainda a vereadora com o pelouro responsável pelo evento. Uma Mega Aula de Zumba da CADES, uma Demonstração de kenpo, pela Associação portuguesa de Kenpo Kombat, e a Noite do Shot Saudável, com os cafés, bares e pastelarias do centro a comercializarem bebidas sem álcool que simbolizam o Dia Internacional da Juventude, animaram a noite. O Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999.

De referir que os trabalhos de expressão plástica produzidos ao longo deste dia farão parte de uma exposição que visa apoiar diversas causas sociais, em especial as que envolvem jovens em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal da Mealhada, contou com o apoio do comércio local, dos cafés, bares e pastelarias locais (Pastelaria Aquário, O Vaz, Café Giga, Tas Ca Larica, Café Esplanada, Theatro Caffe), das farmácias locais (farmácias Brandão e Miranda), do Centro de Saúde da Mealhada, do Hospital da Misericórdia da Mealhada, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, da Associação Portuguesa Kenpo Kombat e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

(2015-08-17) - Press Release







Notícias Relacionadas



"Domingos no Parque" convida população a vir para a rua praticar atividade física
09 novembro, 2021

"Domingos no Parque" convida população a

A Câmara Municipal da Mealhada vai dar início, no próximo domingo, ao "Domingos no Parque, uma iniciativa que visa promover a prática de atividade ...