Ir para o conteúdo principal

Mealhada volta a ser distinguida com a Bandeira Eco XXI

24 setembro, 2015

Mealhada volta a ser distinguida com a Bandeira Eco XXI

O Município da Mealhada voltou a receber o galardão máximo do programa Eco XXI: a bandeira verde. O prémio foi entregue na tarde de sexta-feira, dia 18 de setembro, no Cineteatro João Mota| Biblioteca Municipal, em Sesimbra. É o sétimo ano consecutivo que a Mealhada conquista o título de município Eco XXI, tendo vindo sempre a melhorar a sua pontuação. O município conseguiu a sua melhor prestação de sempre em sete anos de galardões: um índice global de 72%. Uma distinção que traz um enorme orgulho ao Executivo Municipal. "É um certificado ecológico referente às boas práticas ambientais. É um orgulho para nós e é um prémio obviamente extensível a toda a comunidade", considerou José Calhoa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Mealhada.

A Mealhada foi um dos 40 municípios (mais oito do que o ano passado) que, este ano, recebeu a bandeira verde Eco XXI 2015 (referente ao ano de 2014). E conseguiu novamente superar a sua melhor pontuação: o ano passado tinha sido de 68,5%, este ano conseguiu os 72%. Uma distinção que reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas a nível municipal. O programa Eco XXI visa mesmo, lê-se no site da instituição que o representa nacionalmente, Associação Bandeira Azul da Europa, "identificar e reconhecer essas práticas, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental".

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, o programa Eco XXI pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas chave, tais como Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território. Quem conseguir uma percentagem superior a 50% na avaliação desses indicadores, recebe então a bandeira verde. Com uma prestação global de 72%, o Município da Mealhada recebeu essa distinção na passada sexta-feira, numa cerimónia que decorreu no Cineteatro João Mota| Biblioteca Municipal, em Sesimbra.

"Voltámos a superar-nos, ao conseguir uma pontuação superior à do ano passado, que já era um recorde. É um sinal que estamos a avançar, a progredir no caminho certo", referiu o vereador do Ambiente, José Calhoa. "As questões ambientais vão continuar sempre a ser uma prioridade deste Executivo. A sensibilização dos munícipes e a sua colaboração para práticas de sustentabilidade continuará a ser objeto da política municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, com ações concretas de preservação do meio ambiente, floresta e recursos naturais, bem como a continuação das boas práticas de separação de resíduos, reciclagem, reaproveitamento e reutilização", referiu o vereador do Ambiente José Calhoa, mostrando a sua satisfação por mais uma conquista do galardão e pela pontuação obtida, a melhor até então.

Recorde-se que o objetivo primordial do Eco XXI - um programa promovido internacionalmente pela Fundação para a Educação Ambiental e representado nacionalmente pela Associação Bandeira Azul da Europa - passa por promover as boas práticas e as políticas de sustentabilidade em todos os municípios, valorizando a aposta na execução de políticas de educação ambiental. O Eco XXI premeia todos os anos os municípios que se destacam, tendo por base 21 indicadores e 54 subindicadores de referência para aferição das práticas e políticas de sustentabilidade.

Para mais informações, por favor consultar http://www.abae.pt/programa/ECOXXI.

(2015-09-24) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...