Ir para o conteúdo principal

Centro de Interpretação Ambiental já abriu ao público

02 outubro, 2015

Centro de Interpretação Ambiental já abriu ao público

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada abriu ontem as suas portas ao público, no Dia Mundial da Água. Um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas. "Este é um espaço de enorme utilidade para os alunos do nosso concelho, mas não só: é para todos os cidadãos. É uma sala de aula apelativa que queremos que todos venham visitar", afirmou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, na cerimónia de abertura, que contou também com a presença, entre outros, da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, do presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, do diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Nuno Canilho, e do diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade.

Foi ontem, no Dia Mundial da Água, que o CIA abriu as suas portas à comunidade. Situado em pleno Parque da Cidade da Mealhada, o CIA está equipado com os mais modernos equipamentos, permitindo a realização de diversas atividades pedagógicas relacionadas com o meio ambiente. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. "É mais uma ferramenta essencial à comunidade educativa. Vai ser um complemento para a aprendizagem que os nossos alunos já têm na escola, uma forma de os sensibilizar ainda mais pelas questões ambientais", salientou o vice-presidente da Câmara, e responsável pelo pelouro da Educação, Guilherme Duarte.

A sua gestão resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco. "É para mim uma honra e um privilégio poder estar ligado a este projeto. A dimensão deste espaço é ótima, a localização - no Parque da Cidade - é perfeita e aqui as crianças vão poder contactar e saber mais sobre tudo o que envolve o Ambiente", sublinhou o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato. "A Fundação lida diariamente com questões ambientais e estou certo que podemos dar um excelente contributo. Este espaço acaba por ser também a nossa casa", concluiu o presidente da fundação.

A delegada regional de Educação do Centro foi a última a discursar. Cristina Oliveira começou por dirigir a palavra às crianças que participaram na cerimónia de abertura, lembrando todos os presentes que o CIA é, sobretudo, para elas. "Os adultos tiveram muito trabalho para construírem este espaço e ele é para vocês, que serão os grandes portugueses e portuguesas de amanhã", afirmou Cristina Oliveira, elogiando o espaço. "Tem o tamanho ideal e tem tudo o que é necessário. Estou certa que este espaço irá responder às necessidades das vossas crianças", salientou ainda a delegada regional, defendendo que o CIA vai promover o que cada vez mais os especialistas defendem: que as crianças estejam mais em contacto com a natureza. "No norte da Europa, cada vez mais os alunos são trazidos para espaços ao ar livre, para contactarem com a natureza. As nossas crianças de hoje precisam de conhecer melhor e viver mais o ambiente e de estarem mais fora da escola", conclui Cristina Oliveira, elogiando o trabalho que a Câmara Municipal da Mealhada tem feito na área da Educação.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

O CIA vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, oferecendo as mais variadas atividades, dirigidas a todas as camadas da população, sendo apenas necessária uma inscrição prévia com quinze dias de antecedência. A dinamização do espaço está a cargo da engenheira ambiental, Lídia Dias. "Apesar de estar aberto a toda a comunidade, no horário já referenciado, este espaço vai trabalhar muito com as escolas. Temos um leque de atividades gratuitas que podemos realizar, para todas as idades, sendo apenas necessária uma inscrição prévia", informou Lídia Dias, referindo que essas atividades vão incidir sobre as temáticas da "água, floresta, reino das plantas, reino dos animais, resíduos, energia, hortas e jardinagem, percursos e descobertas e o ambiente". "às quartas-feiras à tarde, vamos ter o Altambiente", acrescentou ainda a engenheira, explicando que a iniciativa passa por jogos sobre a temática dentro e fora de portas.

O resto do dia foi passado em atividades dirigidas a toda a população. A temática foi a água, uma vez que o espaço abriu em pleno Dia Mundial da Água.

 

Centro de Interpretação Ambiental

Local: Parque da Cidade da Mealhada
Horário: 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Responsável: Lídia Dias
Mais informações: brevemente em www.cm-mealhada.pt 

(2015-10-02) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...