Ir para o conteúdo principal

Fundação Mata do Buçaco marcou presença na

14 outubro, 2015

Fundação Mata do Buçaco marcou presença na

A Fundação Mata do Buçaco (F.M.B. F.P.) esteve presente na "ObservaNatura 2015", a única feira realizada em território nacional dedicada ao Turismo Ornitológioco, que se realizou nos dias 10 e 11 de outubro, na Herdade da Mourisca, em Setúbal. A participação da Fundação neste evento inseriu-se no âmbito da Ação D.8 (Programa de Ações de Dissiminação e Transferência de Resultados) do Projeto BRIGHT LIFE+. Um stand no recinto do certame, onde foi dinamizada uma oficina de educação ambiental, bem como a realização de uma comunicação oral, sobre algum do trabalho a desenvolver na Mata Nacional do Buçaco, marcaram a presença da Fundação no evento, que este ano realizou a sua sétima edição.

A Mata Nacional do Buçaco esteve representada, à semelhança do ano passado, na "Observanatura 2015". A sétima edição do evento foi, mais uma vez, dedicada ao tema do Turismo Ornitológico (BirdWatching), uma modalidade do turismo de natureza com particular ênfase na observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo.

A fundação esteve presente com um stand, onde foi possível dar a conhecer aos visitantes algumas das valências que a Fundação tem para oferecer, assim como o trabalho que tem sido realizado na Mata do Buçaco, quer em termos de flora, como, principalmente, em termos de fauna. Aqui, o visitante pode aprender a construir "Caixas Ninho" na oficina de educação ambiental designada: "um ninho para um passarinho" e, ainda, tomar conhecimento sobre a importância destas estruturas na recuperação das áreas fustigadas por catástrofes naturais. Nesta oficina foi explicada aos visitantes a importância destas caixas no caso particular da Mata do Buçaco, e o seu importante contributo na recuperação das áreas afetadas pelo ciclone Gong, de 2013.

Uma comunicação Oral sob o tema: "Mata Nacional do Buçaco - da Calamidade à Oportunidade", fez também parte do programa de atividades dinamizadas pela Fundação durante o evento. O técnico da FMB, Nelson Matos, foi o responsável pela apresentação, considerando, em jeito de balanço final, como "bastante positiva" a participação da Fundação no evento deste ano. "Esta é uma oportunidade para divulgar e promover a Mata Nacional do Buçaco, e o trabalho que a F.M.B.,F.P. tem vindo a desenvolver em prol da conservação e dinamização de todas as valências da Mata", concluiu o técnico.

Apesar do mau tempo que se fez sentir no recinto da feira durante o fim-de-semana, foi possível ao público presente, disfrutar de várias atividades como workshops variados, mini-cursos, passeios para observação de aves através da Reserva Natural do Estuário do Sado, ateliês de fotografia, pintura e a ilustração da Natureza, sessões de anilhagem e atividades de educação ambiental. O evento serve de encontro e partilha de conhecimento entre empresas de turismo de natureza, organizações não-governamentais, empresas de material óptico, turistas ornitológicos, entre muitos outros, em torno dos valores da biodiversidade. Trata-se da maior feira do género realizada, anualmente, desde 2009, em Portugal. Um dos maiores certames ligados ao turismo de natureza, onde no ano passado participaram mais de 130 entidades, entre as quais empresas de animação turística, associações e organismos públicos, por onde passaram cerca de 9.000 visitantes. 

(2015-10-13) - Press Release







Notícias Relacionadas