Mealhada, um município sem dívidas

26 outubro, 2015

Mealhada, um município sem dívidas

A Mealhada ocupa o primeiro lugar no ranking nacional dos municípios portugueses com melhor índice de dívida total, tendo transitado de 2014 para 2015 sem dívidas a fornecedores e a instituições bancárias. Uma conclusão do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2014, que foi apresentado, ontem de manhã, na Universidade Católica de Lisboa. O documento, que exibe uma análise das contas dos municípios portugueses relativas ao exercício económico de 2014, refere ainda que a Mealhada ocupa o 7º lugar do ranking global dos 25 melhores municípios de média dimensão (de 20 mil até 100 mil habitantes), conquistando um lugar no top 5 do distrito de Aveiro.

Já é costume a Câmara Municipal da Mealhada transitar de ano sem qualquer dívida a fornecedores e essa boa prática continua a acontecer. Um costume que ajuda a colocar a Mealhada no topo do ranking nacional dos municípios portugueses com melhor índice de dívida total. E a Mealhada não falhou no exercício económico de 2014, ocupando o 1º lugar da lista, com 0% de dívida a fornecedores e entidades bancárias. Razão pela qual a Mealhada conquistou também o primeiro lugar no indicador nacional relativo ao menor volume de juros e amortizações de empréstimos em 2014.

"O município da Mealhada liquidou todo o capital em dívida em 2013, não apresentando qualquer valor de amortização de passivos financeiros em 2014", pode ler-se no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2014. Para além de pagar a tempo e horas aos seus fornecedores, a Câmara Municipal saldou as suas dívidas com a banca e não voltou a contrair empréstimos bancários. Uma situação que reforçou a boa saúde financeira da autarquia e a posição na avaliação nacional apresentada no documento de 2014. A Mealhada conseguiu ainda o 1º lugar do ranking nacional dos municípios de média dimensão com menor passivo exigível, sendo que o montante de 685,7 mil euros atribuídos à autarquia não diz respeito a dívida efetiva, mas sim a valores de terceiros que o município tem na sua posse para fazer face a possíveis incumprimentos contratuais, nomeadamente de obras públicas, como são exemplo os Centros Escolares do Luso e da Mealhada. Indicadores relativos à dívida que, somados, colocam a Mealhada como o município português com melhor índice de dívida total.

Já no ranking global dos municípios de média dimensão (isto é, municípios que têm entre 20 mil até 100 mil habitantes), a Mealhada é considerado o 7º município com melhor saúde financeira a nível nacional e conquista um lugar no top 5 do distrito de Aveiro. Uma avaliação que faz da Mealhada um município eficiente no uso dos recursos públicos e, tendo em conta o facto de o concelho ser fiscalmente aprazível (a autarquia devolve os 5% de IRS aos contribuintes, a taxa de IMI é a mínima prevista na lei, bem como a taxa de derrama, que só é cobrada a empresas com um volume de negócios superior a 150 mil euros por ano), torna-o atrativo, seja para viver ou investir.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses "apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios portugueses relativas ao exercício económico de 2014", lê-se na introdução do anuário. É um documento que resulta de um trabalho de equipa, que envolve dois centros de investigação, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) da Universidade do Minho. Traça a radiografia da saúde financeira dos 308 municípios portugueses e das empresas municipais e é desenvolvido com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas.

O anuário pode ser consultado aqui

(2015-10-15) - Press Release