GEDEPA assinala centenário da inauguração da Fonte do Garoto

22 outubro, 2015

GEDEPA assinala centenário da inauguração da Fonte do Garoto

O GEDEPA - Grupo Etnográfico e de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa vai celebrar, no próximo dia 25 de outubro, a partir das 12h30, o centenário da inauguração da Fonte do Garoto, na Pampilhosa. A iniciativa é aberta a toda a comunidade e conta com o apoio do Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa, dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, do Grupo Regional da Pampilhosa e da Filarmónica Pampilhosense. O evento comemorativo conta com uma recriação da cerimónia pública de inauguração da Fonte do Garoto, no dia 1 de agosto de 1915.

Com esta iniciativa, o GEDEPA - Grupo Etnográfico e de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa pretende assinalar o centenário da inauguração da Fonte do Garoto e recriar essa cerimónia pública, de 1 de agosto de 1915, na qual notáveis locais doaram à Câmara Municipal a obra. Os irmãos Adriano e Júlio Teixeira Lopes - que depois de trabalharem na fábrica das Devezas, no Porto, fundaram a sua própria fábrica na Pampilhosa - foram dos principais doadores. Estes dois irmãos eram primos direitos de António Teixeira Lopes, o escultor escolhido para a obra, que fez uma peça a qual chamou "O Garoto". A Fonte do Garoto foi integralmente custeada por particulares e constituiu, naquela época, um melhoramento notável.

Programa:

12h30 - Concentração junto ao Jardim Municipal (Restaurante/Cafetaria)

13h00 - Almoço (5 euros - até 12 anos: 2 euros)

- Com discursos alusivos à celebração

14h30 - Cortejo Cívico até à Fonte do Garoto

15h00 - Recriação da cerimónia ocorrida a 1 de agosto de 1915

- Guarda de Honra, Música, Danças e muita Alegria

16h00 - na Sede da Junta de Freguesia - Inauguração da Exposição de fotografias, pinturas e esculturas subordinadas ao tema " Chafariz do Garoto"

(2015-10-22) - Press Release