Fundação Mata do Buçaco presente em congresso internacional

27 outubro, 2015

Fundação Mata do Buçaco presente em congresso internacional

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) esteve presente no Congresso Internacional sobre a História da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal que decorreu na Domus Carmeli, em Fátima, entre os dias 22 a 24 de outubro. "A Reforma Teresina em Portugal" foi o tema do evento organizado pela ordem religiosa dos Carmelitas Descalços. O presidente da FMB, António Gravato, fez parte da comissão de honra do congresso que contou com a participação de conceituados historiadores e conferencistas autores de trabalhos reconhecidos sobre o tema. "O Deserto do Buçaco, Paisagem do Sagrado - a Herança dos Carmelitas Descalços", apresentado por um técnico da FMB, foi uma das vinte e duas comunicações orais previamente selecionadas pela Comissão Científica do congresso.

A realização deste congresso sobre a História da Reforma Teresiana em Portugal surgiu com o objetivo de assinalar as Comemorações do Quinto Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), fundadora, conjuntamente com João da Cruz, desta ordem religiosa. No evento estiveram vários conferencistas e historiadores autores de trabalhos reconhecidos sobre o tema em análise, bem como académicos e investigadores de renome, oriundos de norte a sul do país, representando várias universidades nacionais como: a academia de Coimbra, Porto, Lisboa, Évora, Algarve, entre outras.

Durante o congresso foi apresentado o livro: "Retábulos dos Carmelitas Descalços em Portugal e Países da Expansão Ultramarina" e a emissão filatélica comemorativa da efeméride. No que respeita à apresentação realizada por Filipe Teixeira, do Departamento de Património Edificado, Paisagístico e Cultural da FMB, esta "incidiu sobre o património legado pelos carmelitas descalços" e como "esta paisagem do sagrado, construída com o recurso a uma profusão de distintos elementos edificados desde o convento às ermidas de habitação, passando pela via sacra e as fontes arquitetónicas, foram enquadrados numa paisagem ímpar que ainda hoje refletem a simbologia por detrás da construção deste lugar", referiu.

Segundo nota da organização do evento, a iniciativa teve como principal finalidade "investigar as marcas profundas que esta Ordem deixou na reforma da Igreja, quer na teologia e na espiritualidade, como nas missões e no ensino, no campo da cultura e das artes", sendo estas visíveis em variados conventos nacionais. Uma "mémoria do passado" que se pretende que seja "reavivada no presente" e que ajude a "abrir novos horizontes para o futuro", sendo uma "oportunidade para desbravar preciosos tesouros do contributo que a Ordem dos Carmelitas Descalços realizou e continua a realizar em Portugal", lê-se ainda no texto.

De recordar que já no passado mês de setembro no âmbito deste congresso, um grupo de conferencistas e de representantes da Ordem dos Carmelitas Descalços, liderado pelo padre provincial Joaquim Teixeira, visitou a Mata Nacional do Buçaco com o propósito de conhecer o património deixado pelos Carmelitas Descalços no "Deserto do Buçaco". Na ocasião, o grupo foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, e, também pelo presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato.

A Ordem dos Carmelitas Descalços foi fundada conjuntamente por Santa Teresa de Jesus de Ávila e São João da Cruz, chegando a Portugal em 1581. É um ramo da Ordem do Carmo, formado em 1593, que resulta de uma reforma feita ao carisma carmelita. É no seguimento da autonomização da província portuguesa dos Carmelitas Descalços que surge, por imposição das constituições da ordem, a necessidade de instituição de um "Deserto" - local de retiro que facilitava a estes religiosos a vivência espiritual em comunidade e, também, em eremitérios. Em 1628 é constituído o "Deserto dos Carmelitas Descalços do Buçaco" onde, durante mais de dois séculos, estes frades permaneceram em regime de clausura.

(2015-10-26) - Press Release