Ir para o conteúdo principal

Projeto da FMB arrecada prémio internacional

29 outubro, 2015

Projeto da FMB arrecada prémio internacional

O projeto "Bussaco Digital" da Fundação Mata do Buçaco (FMB) acaba de receber o prémio de Melhor Projeto de Comunicação em Áreas Naturais da Europa, designado Natura 2000 Comunication Award. A distinção foi atribuída pela Federação Europarc, uma das mais relevantes instituições europeias no que concerne à gestão e conservação da natureza. O "Bussaco Digital" é uma plataforma informática online, que permite plantar árvores na Mata Nacional do Buçaco, apenas à distância de um clique. O objetivo do programa, desenvolvido pela FMB em parceria com a Universidade de Aveiro, a Fundação PT e o SAPO Labs, é contribuir para a reflorestação da mata, em particular das áreas atingidas pelo temporal que assolou este espaço em 2013.

A Federação Europarc, uma das mais importantes instituições europeias ligadas à conservação e gestão da natureza e que representa 365 membros entre departamentos governamentais, organizações não-governamentais (ONG) e áreas protegidas de toda a Europa, distinguiu no dia 26 de outubro, na Alemanha, o Projeto "Bussaco Digital", como o melhor trabalho de comunicação e informação para áreas naturais realizado no espaço europeu. O projeto da FMB foi o grande vencedor, numa categoria que contou com 20 projetos finalistas oriundos de diversos países europeus. O prémio foi entregue durante a "Europarc Conference 2015", um evento que reúne anualmente membros e organizações ligadas à natureza, que este ano teve como tema: "Áreas Protegidas num Mundo em Mudança".

Trata-se de uma iniciativa que envolve a Fundação Mata do Bussaco (FMB), em parceria com os departamentos de Comunicação e Arte e de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), o Sapo Labs, com o apoio da Fundação PT, e que se traduz num programa informático - e futuramente uma aplicação móvel -, que permite ao utilizador plantar uma ou mais árvores nas áreas de floresta da Mata Nacional do Buçaco destruídas após o ciclone de janeiro de 2013. A aplicação, agora reconhecida internacionalmente, oferece ainda ao utilizador uma série de outras funcionalidades.

O website permite ao usuário adquirir e dedicar uma das árvores centenárias existentes na mata a alguém especial, batizar a árvore plantada, bem como acompanhar o desenvolvimento desta, através da sua monitorização por meio de coordenadas GPS. "Uma forma interativa de contribuir para a reflorestação e conservação da mata", como refere Nelson Matos, um dos técnicos da FMB responsáveis pelo projeto, acerca do programa. "Com esta ferramenta a pessoa pode criar um laço duradouro com as árvores", conclui.

Recorde-se que o projeto "Bussaco Digital" já havia sido selecionado a nível nacional como exemplo de boas práticas, tendo sido, também, um dos projetos europeus finalistas, em 2014, no "Green Project Awards", em termos de inovação e sustentabilidade.

Outras informações sobre a distinção disponíveis em: http://www.europarc.org

 

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 outubro 2018






Notícias Relacionadas