Mealhada assinalou em outubro o mês das bibliotecas escolares

05 novembro, 2015

Mealhada assinalou em outubro o mês das bibliotecas escolares

A Biblioteca Municipal da Mealhada assinalou, no passado mês de outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), com as atividades de promoção da leitura e do livro. Esta iniciativa teve como objetivo mostrar a importância que as bibliotecas têm nas nossas vidas, com especial destaque para a vida das crianças e dos jovens. As histórias escolhidas para esta iniciativa de promoção da leitura e do livro foram "A cozinheira do rei", de Soledad Felloza, para alunos do 1º e 2º ciclo e "O menino que detestava escovas de dentes", de Zehra Hicks, para os alunos dos Jardins de Infância. A iniciativa contou com a participação de mais de 380 crianças e jovens.

Com a história "A cozinheira do rei", a Biblioteca Municipal aliou o MIBE ao Dia Internacional da Alimentação (16 de outubro), proporcionando que as crianças e jovens que participaram nas atividades experimentassem os odores, as cores e os sabores que os contos podem guardar. Após a leitura do conto, houve espaço para um atelier, que desafiou os participantes a utilizarem a sua imaginação na confeção de um prato para oferecerem ao rei. "Os participantes dedicaram-se de alma e coração à tarefa e cada trabalho foi único e surpreendente", informou a Biblioteca Municipal.

Através da história "O menino que detestava escovas de dentes", a Biblioteca Municipal da Mealhada associou o MIBE à temática da saúde oral, o que permitiu que, através do prazer de ouvir uma história, os participantes explorassem essa temática abordada nas escolas. Assim, com muita magia em torno da imagem da Fada dos Dentes, foram criadas telas com "pastas de dentes" mágicas e usadas escovas de dentes como pincéis. "As telas criadas por mãos traquinas e curiosas ficaram verdadeiras obras de arte", acrescentou a Biblioteca Municipal.

(2015-11-05) - Press Release