Bibliomealhada comemorou o seu 8° aniversário

11 novembro, 2015

Bibliomealhada comemorou o seu 8° aniversário

O Bibliomealhada fez oito anos no dia 5 de novembro. Oito anos a circular pelas estradas da Mealhada, a levar livros, músicas, filmes e internet a todos os munícipes, sobretudo aos que vivem longe do centro da cidade ou aos que têm mais dificuldades de deslocação. Oito anos a garantir a igualdade de oportunidades no acesso à informação e à cultura. O aniversário foi celebrado no passado dia 7 de novembro com várias iniciativas e contou com a presença de dezenas de pessoas, que visitaram o Bibliomealhada (esteve estacionado em frente à Biblioteca Municipal) e assistiram à iniciativa "Próxima paragem...", uma conversa com José Melo e João Pega sobre a primeira biblioteca itinerante do concelho, e à "Rota dos contos!", uma sessão de contos com o argentino Rodolfo Castro.

O 8º aniversário do Bibliomealhada contou com a presença de dezenas de crianças, jovens e adultos. O dia foi assinalado com várias iniciativas, entre visitas ao autocarro da Cultura e à exposição sobre bibliotecas itinerantes patente na Biblioteca Municipal. A iniciativa "Próxima paragem...", uma conversa entre dois dos impulsionadores da primeira biblioteca itinerante do concelho, a nº2 da Fundação Calouste Gulbenkian, também foi concorrida. José Melo e João Pega explicaram como tudo aconteceu, como funcionava o serviço, os locais visitados, os empréstimos, a catalogação, os livros mais procurados e muitas outras histórias e curiosidades sobre a primeira biblioteca itinerante a circular no concelho, numa conversa que juntou cerca de quatro dezenas de pessoas e foi moderada por Branquinho de Carvalho.

Seguiu-se a iniciativa "Na Rota dos Contos!". Uma sessão de contos dinamizado pelo argentino Rodolfo Castro, que arrancou sorrisos das cerca de 80 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que se encontravam na plateia. Rodolfo Lopes é contador de histórias, formador e escritor entre muitos outros ofícios e é ainda conhecido como "o pior contador de histórias do mundo", tal como ele próprio explica: "Esforcei-me sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei e não consegui. Quando comprovei que não podia ser o melhor, decidi ser o pior... e consegui." O pior contador de histórias, como o próprio se intitula, foi um êxito nas comemorações do 8º aniversário do Bibliomealhada e arrancou os maiores aplausos de todos os presentes.

Bibliomealhada, a biblioteca municipal à porta de casa

O autocarro da Cultura nasceu no dia 5 de novembro de 2007 pelas mãos da Câmara Municipal da Mealhada. Apresentou-se como um projeto pioneiro a nível nacional no tipo de viatura utilizado para este fim. Trata-se de um autocarro de 50 lugares, que foi transformado pelos funcionários da autarquia numa biblioteca itinerante. Pela sua originalidade, e uma vez que até 2009 não existia mais nenhum veículo desta tipologia a circular como biblioteca no território nacional, o Bibliomealhada foi convidada a estar presente em vários encontros de bibliotecas móveis, a nível nacional e internacional, onde foi referida com frequência como um exemplo de sucesso. O Bibliomealhada percorre as freguesias do concelho, com o intuito de fazer chegar os serviços da Biblioteca Municipal a todos os cidadãos, levando livros, músicas, filmes, jornais e internet a várias localidades do concelho. O autocarro conta com uma zona para ler e ouvir música, um pequeno auditório para se assistir a um filme e uma área de computadores com acesso gratuito à Internet. Uma forma da autarquia aproximar a biblioteca dos cidadãos, promovendo e facilitando o acesso à cultura.

BIBLIOMEALHADA EM NÚMEROS

875 pessoas fizeram um cartão de leitor no bibliomóvel, embora todos os utilizadores da Rede de Bibliotecas de Mealhada possam utilizar este serviço

13 locais de paragem no ano letivo 2015/2016

meses por ano em circulação