Ir para o conteúdo principal

"Sement Event" regressa com uma semana dedicada à natureza

21 novembro, 2015

O "Sement Event" está de regresso ao calendário de atividades da Fundação Mata do Buçaco (FMB), no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco"s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats). O evento tem início hoje, dia 20 de novembro, e decorre até dia 30 de novembro, simultaneamente no Auditório do Grande Hotel de Luso e na Mata Nacional do Buçaco. "A Nossa Floresta: Riqueza por explorar" é o tema desta quinta edição, que se associa às comemorações do Dia da Floresta Autóctone. à semelhança de anos anteriores, o programa de atividades será bastante diversificado, contando com ações de voluntariado, seminários, formações e exposições e com a presença de um reputado painel de oradores e especialistas ligados ao tema da conservação da Natureza. Uma vez mais, o principal objetivo do evento é procurar que a sociedade civil se identifique com os valores do projeto e fomentar uma maior aproximação entre os cidadãos e a mata.

São 11 dias em que a propagação de espécies autóctones, a valorização e renaturalização de espaços degradados, o controlo de espécies exóticas invasoras (lenhosas e herbáceas) vão estar em destaque. O programa do "Sement Event 2015", que a FMB realiza anualmente no âmbito do Projeto BRIGHT, com o apoio do Programa LIFE+/Biodiversidade da Comissão Europeia, contará ainda com diversas ações de voluntariado e duas sessões públicas, que acontecem nos dias 20 e 22 de novembro, no Grande Hotel de Luso, respetivamente com os temas: ´A Nossa Floresta Riqueza por Explorar` e `Projeto BRIGHT: Mata Nacional do Buçaco, um valor único `.

Para além destas atividades, estão também previstas visitas orientadas por técnicos da FMB, no espaço envolvente da mata, visando não apenas o controlo de espécies invasoras como a australia (Acacia melanoxylon), mimosa (Acacia dealbata), pitósporo ondulado (Pittosporum undulatum), acacia-de-espigas (Acacia longifolia), tintureira (Phytolacca americana), entre outras, como também a recolha e propagação de espécies autóctones presentes na mata, tais como o carvalho (Quercus sp.), aderno (Phyllirea latifólia), folhado (Viburnum tinus); gilbardeira (Ruscus aculeatus); azereiro (Prunus lusitanica) e pilriteiro (Crataegus monogyna), para posterior propagação através de sementes nos viveiros da FMB.

Aqui, o intuito principal é demonstrar e elucidar os presentes, por meio da aplicação de metodologias práticas de controlo de plantas invasoras (como o arranque das espécies invasoras provenientes do "banco de sementes" das áreas) e, pontualmente, o descasque de algumas espécies específicas, que contribuem para a conservação e valorização dos ecossistemas, em particular na requalificação das áreas da mata onde incide o Projeto BRIGHT (LIFE 10 NAT/PT/0075).

 

Programa do evento:

20 e 22 de novembro
Sessões Públicas 20 | A nossa floresta: riqueza por explorar

22 | Projeto BRIGHT: Mata Nacional do Buçaco, um valor único

21 de novembro
Ações de voluntariado (público em geral)
Plantações

21 de novembro
Oficina "Sementes cim Vida" (grupos e famílias)

23 a 27 de novembro
Visitas orientadas

28 de novembro Passeios
Trilho Adernal e Trilho Invasoras

23 a 30 de novembro Exposição Permanente

Atividades gratuitas com inscrição obrigatória

Informação: www.fmb.pt/bright
Inscrições: setoreducativo@fmb.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 novembro 2018






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...