Executivo aprova concurso para projeto de 2,5 milhões para requalificar a Pampilhosa Baixa

24 fevereiro, 2016

O executivo da Mealhada aprovou o concurso para o projeto execução da Requalificação da Pampilhosa Baixa, uma obra que pode ascender a 2,5 milhões de euros e pretende valorizar de forma integrada aquela zona da vila.

O estudo prévio para a obra já foi aprovado e, com o lançamento do projeto de execução, aprovado em reunião de Câmara, o executivo desbloqueia uma obra que será estruturante para a vila da Pampilhosa e estava no papel desde 2012. A intervenção inclui a requalificação de arruamentos urbanos (ao nível da rede pedonal e viária, com criação de bolsas de estacionamento), ao nível dos espaços públicos e ao nível das infraestruturas (redes de abastecimento de águas e redes de águas residuais). Contempla ainda intervenção a nível dos espaços livres e das zonas verdes urbanas, bem como iluminação pública e mobiliário urbano.

A empreitada, que será concretizada de forma faseada para minimizar os constrangimentos da população e do tráfego automóvel, abrange a Rua da República e a Rua da Estação (que será prolongada), a Rua dr Abel da Silva Lindo, a Rua do Mercado, a Rua Joaquim Cruz, entre outras.

O prazo de execução do projeto é de 90 dias.

Obras nos Jardins de Infância de Canedo, Casal Comba e Carqueijo

Na mesma reunião o executivo aprovou ainda lançar a concurso o projeto de execução da requalificação dos jardins-de-infância do Canedo, Casal Comba e Carqueijo.

A intervenção nos três jardins-de-infância tem um valor estimado de 450 mil euros e inclui a criação de uma nova sala de atividades, a adequação das instalações sanitárias, nomeadamente a pessoas com mobilidade condicionada, bem como melhores o desempenho energético dos edifícios e dotá-los de meios de segurança contra incêndios. Será ainda feita uma intervenção para melhorar os espaços exteriores (recreio).

"O objetivo é qualificar os espaços, adequá-los a novas exigências regulamentares, resolver alguns problemas patológicos e melhorar as condições de conforto interior, bem como o desempenho energético", lê-se no projeto.

A elaboração do projeto de execução tem um prazo de 90 dias.

Estes melhoramentos inserem-se num conjunto de investimentos em edifícios escolares constantes do mapeamento da intervenção integrada da Comunidade Intermunicipal do Mondego da Região de Coimbra.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 fevereiro 2018

obras pampilhosa