Mealhada classificada terceira melhor cidade da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

15 março, 2016

O Município da Mealhada foi considerado o terceiro melhor no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) - Região de Coimbra, logo atrás de Coimbra e Figueira da Foz. O ranking, elaborado por uma consultora independente, avalia três categorias: negócios, turismo e viver.

O "Portugal City Brand Ranking", um ranking que mede o valor das marcas dos 308 municípios portugueses, coloca a Mealhada logo a seguir a Coimbra e à Figueira da Foz no universo dos 19 municípios que integram a CIM Região de Coimbra.

A nível nacional, de entre os 308 municípios, a Mealhada ocupa a 98ª posição, subindo quatro posições comparativamente ao estudo de 2014. Destaca-se, desde logo, a subida de 28 posições na categoria de Negócios, para a posição 119, e a subida de 10 posições no que se refere à categoria de Turismo.

"Temos feito um grande esforço por ter condições atrativas para as empresas, para que se instalem no nosso concelho e gerem emprego, criando riqueza para a economia local. Por outro lado, assumimos o turismo como um dos vetores essenciais de desenvolvimento, quer pelas condições naturais que temos, como a Mata do Buçaco e as Termas do Luso, quer pela oferta de equipamentos desportivos, atraindo várias modalidades ao concelho. Procuramos também potenciar as áreas da restauração e hotelaria com diversas iniciativas, em conjunto com os empresários. Por isso, é com agrado que vemos que a estratégia que adotámos produz resultados", sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

Esta perceção de que o município está "em alta" é partilhada por alguns dos empresários hoteleiros da região. Cláudio Pires, responsável pelo Conjunto Turístico Três Pinheiros, sublinha que os últimos anos têm sido "em crescendo" e que acaba de conseguir mais um importante mercado - o da Polónia - a juntar a outros, como o russo e o francês.

João Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grande Hotel de Luso, confirma a atratividade da região. "O ano de 2015 foi positivo e revela já alguma fidelização nos segmentos empresarial e de desporto. Sentimos uma procura e um posicionamento da região muito interessantes, bem como a consolidação da procura a nível lúdico e familiar", refere.

Também Carlos Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, se congratula com a classificação, referindo que esta é motivo de orgulho, mas também "motivação para, em conjunto, se fazer mais e melhor".

A classificação foi obtida após a análise de três categorias: Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), com cruzamento de diversos dados estatísticos, como desemprego, número de hospitais, salário médio, taxa de criminalidade ou dormidas turísticas por município, através de 15 grupos de perguntas-chave, que agrupam o que as pessoas procuram no mundo inteiro num município. "Os resultados finais deste ranking não só medem a perceção sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista", sublinha a Bloom Consulting, autora do estudo.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2018

economia cim