Mealhada celebra Dia Nacional dos Moinhos com 4 dias de atividades - de 7 a 10 de abril

24 março, 2016

A Câmara Municipal da Mealhada assinala o Dia Nacional dos Moinhos com atividades abertas a toda a população nos moinhos do concelho, no Lograssol e em Santa Cristina, durante 4 dias.

O Dia Nacional dos Moinhos celebra-se a 7 de abril e, mais uma vez, o Município associa-se à Rede Portuguesa de Moinhos com um vasto programa de atividades em torno dos moinhos de água de Santa Cristina e do Lograssol, situados na freguesia da Vacariça, nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril.

As atividades programadas são diversas e abrangentes. Os visitantes terão oportunidade de ver e ouvir o antigo moleiro Armindo Lopes a mostrar como funciona o moinho de Santa Cristina ou a antiga moleira Laurinda Oliveira a mostrar como se coze pão no forno do moinho do Lograssol. Podem usufruir das tasquinhas e do certame de sopas, da mostra de produtos apícolas e da feira de artesanato, ou de uma sessão de relaxamento na natureza. Será possível também visitar a exposição fotográfica e audiovisual "Percurso de Água" e participar no passeio em bicicleta ou na caminhada pelos percursos da água, que parte da Fonte de São João no Luso e vai até ao Lograssol.

Também o Centro de Interpretação Ambiental se associa à data com diversas atividades dirigidas às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, dia 8 de abril.

Serão quatro dias dedicados unicamente aos moinhos de água, com atividades gratuitas para todas as idades e que não necessitam de qualquer inscrição prévia. O município convida a população a estar presente e a usufruir deste património - e dos espaços verdes adjacentes - únicos no concelho.

A iniciativa é realizada pela Câmara Municipal da Mealhada e pela Fundação Mata do Buçaco, com o apoio da Junta de Freguesia da Vacariça, da Junta de Freguesia do Luso, da Rede Portuguesa de Moinhos, do Grupo Cénico de Santa Cristina, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Associação Recreativa e Cultural Os Amigos do Pego e da Associação de Apicultores do Litoral.

quinta-feira, 7 de abril

10h | 14h | 15h30
Moagem de Cereais (com o proprietário do moinho: Armindo Vieira Lopes)
Atividades para crianças "O caminho da Semente" (Grupo Cénico de Santa Cristina)

11h»13h
Da semente ao pão | Conversas sobre o pão (Escola Profissional Vasconcellos Lebre)
Quais os diferentes tipos de pão e quais as farinhas/sementes utilizadas. Confeção e apresentação

Todo o dia
Exposição fotográfica e audiovisual "Percurso da Água" (Fundação Mata do Buçaco)

10h | 14h | 15h30
Cozedura do Pão (com a antiga moleira Laurinda Oliveira)
Workshop | Da Semente ao Moinho (Ambiente | Câmara Municipal da Mealhada)

Sexta-feira, 8 de abril

Centro de Interpretação Ambiental (apoio Fundação Mata do Buçaco)
9h»12h30 | 14h»17h
Recordações da vida de Moleiro | Visualização do vídeo "Ciclo do pão"
Trabalho promovido pela Confraria da Moenga (Confraria Gastronómica | Évora | Alentejo) em colaboração com a EPRAL (Escola Profissional do Alentejo | Évora) e jogo de perguntas.
Destinatários: IPSS do concelho

sábado, 9 de abril

11h»13h
Passeio em bicicleta "Os caminhos da aldeia" (Grupo Cénico de Santa Cristina)
Fonte de Santa Cristina

Moagem de Cereais (com o proprietário do moinho: Armindo Vieira Lopes)
Tasquinha de Petiscos (Grupo Cénico de Santa Cristina)

Tasquinha da ARCAP | Negalhos, chanfana e outras iguarias
(Associação Recreativa e Cultural Amigos do Pego)

15h»18h
Workshop | Da Semente ao Moinho (Ambiente | Câmara Municipal da Mealhada)
Quais os diferentes tipos de pão e quais as farinhas/sementes utilizadas.

Caminhada "Percurso de água" (Fundação Mata do Buçaco)
Percurso: Fonte de S. João (Luso), Carpinteiros, Lameira de S. Pedro, S. Geraldo e S. Eufémia, Lograssol

domingo, 10 de abril

Sessão de Relaxamento na natureza | Living Place - Animação Turística