Ir para o conteúdo principal

7° Encontro com a Educação: "Ensinar e aprender: os desafios do cérebro"

14 abril, 2016

7° Encontro com a Educação:

A sétima edição do Encontro com a Educação, que se realiza a 30 de abril, no Cineteatro Messias, na Mealhada, tem como tema "Ensinar e aprender: os desafios do cérebro" e conta a participação de conceituados pedagogos e especialistas da área da Educação.

Este fórum, que procura promover o debate sobre as boas práticas educativas, tem, este ano, como tema aglutinador "Ensinar e aprender: os desafios do cérebro". Recorremos à ciência e à pedagogia para perceber os mecanismos que podem melhorar a aquisição de conhecimentos, as ideias que, embora escondidas, estão dentro do cérebro das nossas crianças e com as quais podemos trabalhar no sentido de potencializar as suas capacidades. O programa integra um painel de especialistas, da medicina à psicologia e sociologia, que darão as linhas mestras para o debate. Manuela Grazina, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Jorge Rio Cardoso, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Albertina Oliveira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e Carlos Silva, da Universidade de Aveiro, são alguns dos convidados dos painéis de debate, que têm temas como "O Cérebro, a escola e a felicidade" ou "os novos modelos educativos".

A Câmara Municipal da Mealhada, com iniciativas desta índole, pretende contribuir para a adoção de políticas educativas de sucesso, que formem crianças e melhores cidadãos, que vejam a escola como um lugar seu por direito e não como uma obrigação. "A Educação das nossas crianças é hoje entendida como um dos aspetos mais importantes de qualquer sociedade que se queira íntegra, desenvolvida, justa e capaz de oferecer um futuro com oportunidades. Importa, por isso, que seja pensada, debatida, analisada até à exaustão na procura dos melhores caminhos, orientações, das melhores práticas e das que resultem mais eficientes para cada uma das etapas que os nossos jovens têm de percorrer até à idade adulta", sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

As inscrições podem ser feitas para o e-mail educacao@cm-mealhada.pt. A inscrição custa 10 euros  e inclui almoço.

 

Programa l 30 de abril l Cineteatro Municipal Messias

09h - Abertura do secretariado

09h30 - Sessão de abertura

10h - "O cérebro, a escola e a felicidade!"

 Manuela Grazina - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

11h - Pausa para café

11h30 - "Novos modelos educativos"

Comunicação do Ministério da Educação

Almoço l (Escola Profissional Vasconcellos Lebre)

14h30-   Mesa Redonda: " O cérebro nosso de cada dia..."

Moderadora - Manuela Grazina

Participam:

Carlos Silva - Universidade de Aveiro

Albertina Oliveira - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Jorge Rio Cardoso - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

17h - Sessão de encerramento

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 abril 2018






Notícias Relacionadas