Ir para o conteúdo principal

Rota Eco-Escolas - Rota dos 20 chega à Mealhada dia 20 de maio

13 maio, 2016

Rota Eco-Escolas - Rota dos 20 chega à Mealhada dia 20 de maio

O Projeto Rota Eco-Escolas - "Rota dos 20" chega ao concelho da Mealhada dia 20 de maio, sexta-feira. A entrega do testemunho pelo concelho de Vagos será feita no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), numa cerimónia marcada para as 10h30, seguindo-se a plantação simbólica de cinco árvores no Parque da Cidade.

A Mealhada é o último concelho do distrito de Aveiro a receber o projeto Rota Eco-Escolas - "Rota dos 20", numa passagem de testemunho que inclui 40 elementos das quatro Eco-escolas do concelho de Vagos (Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, EB 2,3 de Vagos e Escola Secundária de Vagos). No dia 23 começa a rota pelas 13 escolas e jardins de infância do concelho da Mealhada que integram o projeto.

A iniciativa "Rota Eco- Escolas", (www.rotados20.abae.pt), coordenada pela Associação Bandeira Azul (ABAE) | Programa Eco-Escolas, visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município. Decorre simultaneamente em 20 regiões e iniciou-se simbolicamente a 22 de abril de 2015 - o Dia da Terra e Dia Internacional de Ação Eco-Schools.

As escolas assumem a responsabilidade de sugerir medidas concretas, no âmbito da mobilidade sustentável, que possam ser aplicadas na região onde se insere escola. Comprometem-se também a contribuir para a diminuição do impacto ambiental das deslocações diárias incentivando os "peddy buses", a partilha de transporte ou o uso da bicicleta.

No concelho da Mealhada, a autarquia dá início à rota pelas escolas, dia 23 de maio, com a entrega ao jardim de Infância de Antes. Este passará o testemunho - a bandeira e o registo das melhorias a implementar - à EB1 de Antes que, por sua vez o passará à EB1 de Casal Comba. Até dia 9 de junho, o testemunho passa ainda pelo Centro Escolar da Mealhada, pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre, pela E.B. 1 de Barcouço, pelo jardim de infância do Carqueijo, pelo Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, pela Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, Fundação Bissaya Barreto do Luso, pelo Jardim de infância da Vacariça, pelo Jardim de infância da Quinta do Valongo, pelo jardim de infância do Canedo e pelo jardim de infância da Pampilhosa, que o devolve à Autarquia.

Estas passagens de testemunho serão feitas cumprindo regras conducentes à mobilidade sustentável: de bicicleta, a pé, de trotineta, de triciclos, de autocarro ou de comboio.

Mais informações sobre o projeto em ecoescolas@abae.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 maio 2018






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...