Câmara da Mealhada agradece apoio no combate aos incêndios

17 agosto, 2016

Câmara da Mealhada agradece apoio no combate aos incêndios

A Câmara Municipal da Mealhada vem publicamente agradecer, ainda que correndo o risco de involuntariamente se esquecer de alguém, a incansável ajuda, o empenho incondicional e o enorme esforço de todos os munícipes, bombeiros, Proteção Civil, GNR , funcionários autárquicos (do Município e das juntas de freguesia de Luso e Mealhada), sapadores do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Escola Profissional Vasconcellos Lebre, colaboradores da Fundação Mata do Buçaco e à população em geral que esteve envolvida no combate às chamas que tomaram conta do nosso concelho, a semana passada, nas aldeias de Barrô, Várzeas, Salgueiral, Monte Novo e ao longo da Estrada Nacional nº 234 (entre Luso e Póvoa da Mealhada).

Agradecemos também a todos os que apoiaram na logística, nomeadamente na oferta e preparação de meios (alimentação, etc.) para oferecer as melhores condições aos operacionais no terreno, provenientes não apenas do nosso concelho (Mealhada e Pampilhosa), mas também das corporações de bombeiros de Almada, Amadora, Anadia, Barreiro, Brasfemes, Cantanhede, Golegã, Leiria, Montemor-o-Velho, Mortágua, Nisa, Palmela, Penacova, Rio Maior, Santarém, Seixal, Torres Novas, Vila Franca de Xira, entre outros.

O infortúnio que bateu à nossa "porta" e que infelizmente destruiu património - felizmente não temos vítimas a lamentar -, causando avultados prejuízos a dezenas de famílias do nosso concelho, teve pelo menos um aspeto positivo: demonstrou quão unidos somos todos nós quando confrontados com adversidades graves de que foi exemplo esta tragédia.
Os bombeiros da Mealhada e Pampilhosa foram inexcedíveis, assim como os demais colegas de outras corporações do resto do país.

O Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) e a Proteção Civil de um modo geral foram extremamente sensíveis aos nossos apelos, nomeadamente José Bismark e Pinheiro Duarte.

Os presidentes das câmaras municipais de Anadia e de Mortágua (concelhos também afetados pelos fogos) foram de uma solidariedade a toda a prova.
Os autarcas e funcionários da Junta de Freguesia de Luso e da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes nunca regatearam esforços e estiveram sempre na linha da frente, acudindo a todas as urgências.

A Sociedade das Águas de Luso teve também um papel importante e muito louvável permitindo aos bombeiros o abastecimento de água que se revelou fundamental para o combate às chamas.

Face ao exposto, a Câmara Municipal da Mealhada entende ser de elementar justiça louvar e agradecer publicamente o empenhamento, o espírito de sacrifício, o inestimável apoio e a incomensurável e preciosa ajuda que muitas centenas de pessoas e instituições nos emprestaram nestes dolorosos dias em que as chamas não nos deram tréguas, obrigando muitos de nós a passar mais de 72 horas seguidas sem dormir.

Obrigado!

Rui Marqueiro