Promover a inclusão, reforçando a autoestima

17 outubro, 2016

Promover a inclusão, reforçando a autoestima

O dia de hoje foi dedicado à inclusão através da promoção da autoestima e da partilha de conhecimentos em diversos workshops.

A Semana pelo combate à Pobreza e à Exclusão Social concretizou ontem um dos propósitos do Setor de Ação Social da Autarquia e do projeto Loja Social Roda Viva: integrar através da promoção da autoestima.

As diversas oficinas, inicialmente previstas para o Jardim Municipal, foram transferidas para a Biblioteca Municipal, devido à chuva, mas nem por isso deixaram de ser muito participadas. O workshop sobre "Alimentação alternativa", da "Sardinha Fora da Lata", foi uma surpresa para muitos dos visitantes, que puderam degustar os seus alimentos, bem como as sessões informativas sobre cuidados de higiene pessoal, por parte do Hospital da Misericórdia da Mealhada e sobre "Amamentação e prevenção de quedas", pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Mealhada.

Outro grande sucesso foram os espaços dedicados aos cabelos e maquilhagem. Quer as utentes da Roda Viva, quer a comunidade em geral, puderam cortar e pentear o cabelo, serem maquilhadas e aprenderem pequenas técnicas de beleza para o dia-a-dia.

Até dia 22 de Outubro decorrem várias atividades, como campanhas de recolha de têxteis, ações de voluntariado, sessões informativas e workshops, momentos lúdicos e culturais como idas ao cinema ou à piscina. De destacar é a conferência que se realiza amanhã (dia 18) que tem como tema "Divórcio, residência alternada e direitos dos avós", que tem como oradora Sandra Osório, da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos. A conferência realiza-se às 10H, na Biblioteca Municipal da Mealhada e é aberta a toda a comunidade.

O programa da Semana Pelo Combate às Pobreza e à Exclusão Social pretende, por um lado, proporcionar momentos diferentes, lúdicos e culturais, àqueles que no seu quotidiano não têm acesso aos mesmos e, por outro lado, sensibilizar e mobilizar a população do concelho da Mealhada para a problemática.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 outubro 2018