Atleta do Hóquei Clube da Mealhada sagrou-se campeão nacional de natação

22 novembro, 2016

Atleta do Hóquei Clube da Mealhada sagrou-se campeão nacional de natação

O Executivo Municipal deixou, uma palavra de felicitações ao atleta do Hóquei Clube da Mealhada (HCM)/ Crédito Agrícola, Eduardo Gomes Fernandes, que se sagrou campeão nacional no Torneio de Fundo, que decorreu, este fim de semana, nas Piscinas Municipais da Mealhada.

Eduardo Gomes Fernandes ganhou o pódio no Torneio de Fundo, na categoria de juvenis B, quer na prova regional, quer na prova nacional. Conseguiu ainda a melhor marca nacional do ano, na categoria, nos 400 metros de estilos. O atleta fez uma época estrondosa, conquistando 71 pódios, 2 recordes nacionais, 8 recordes regionais, bateu as 20 melhores  marcas nacionais e 11 melhor  performance por pontos de acordo com a tabela FINA.

Mas não foi o único a ganhar títulos para o HCM, no passado fim-de-semana. Também David Tomé se sagrou campeão no Torneio de Meio Fundo, na categoria de infantis A, num campeonato que contou com a participação de 119 atletas oriundos de 15 clubes.

José Eduardo Fernandes, treinador da Secção de Natação do HC Mealhada/Crédito Agrícola, demonstrou grande satisfação com os resultados alcançados pelos seus atletas, aumentando o seu patamar enquanto treinador para 33 pódios de âmbito Nacional.

Eduardo Gomes Fernandes

Eduardo Gomes Fernandes é o único nadador da categoria de Infantis que conseguiu  conquistar  pódios  em todas as provas do calendário Nacional da  Federação Portuguesa  de Natação, como Campeão Nacional Infantis A somatório de provas, Campeão Nacional 100 e 400 Livres, 4x100 Livres e 4x100 Estilos, Campeão Nacional Dia Olímpico, Vice-campeão Nacional 100 Costas, 200 Livres, 200 Estilos, Fundo e Nadador Completo. Bateu dois Recordes Nacionais e 8 Recordes Regionais, esteve presente em seis estágios das  Seleções  e  fez  parte  da  Seleção  da  Associação  Natação  Centro  Norte  Portugal  na  XXIV  Taça  Vale  do  Tejo,  onde  conseguiu  a  melhor  classificação  de  sempre  desta seleção  ao  ficar  em  terceiro  lugar.

É também o atleta mais pontuado no Top 10 das performances da tabela da Federação Internacional Natação Amadora. No Ranking Internacional da FINA, dos atletas nascidos em 2002, o nadador obteve a melhor marca Europeia do ano aos 400 livres. Com os resultados obtidos, o atleta já conseguiu mínimos para participar nos Campeonatos Nacionais da próxima época, bem como para os estágios da Seleção.

David  Tomé

David  Emanuel  Oliveira  Tomé realizou  uma  brilhante  época  desportiva,  na  sua primeira  época  na  categoria  de Infantis. O jovem nadador conseguiu 10 pódios de  âmbito nacional, destacando-se o título de Campeão Nacional de Meio Fundo e Campeão Nacional Verão 400 Livres. Para além destes títulos, o atleta Mealhadense participou, ao  longo  da  época  2015/16,  em  cerca  de  78  provas,  nas  quais  conquistou  63  pódios,  14  melhores marcas  Nacionais  do  Ano,  7 Melhores  Performance  por  pontos  de  acordo  com  a  tabela  FINA  (Federação Internacional Natação), 2 recordes Nacionais e 10 recordes Regionais. Esteve presente em 6 estágios das Seleções  e conseguiu  entrar no  Top  10  das  performances,  segundo  a  tabela  da FINA,  bem  como  a  melhor  marca  Nacional  do  ano  aos 400  Livres  em  piscina  olímpica.  No  Ranking  Nacional  o nadador  é  detentor da  melhor  marca  Nacional do  ano  aos  200,  400, 800 e  1500  Livres  em  piscina  25  metros e aos 400 Livres em piscina Olímpica.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 novembro 2018