Ir para o conteúdo principal

Mealhada eleita melhor Destino Gastronómico Nacional

31 janeiro, 2017

Mealhada eleita melhor Destino Gastronómico Nacional

A Mealhada foi eleita, ontem à noite, no Porto, o melhor "Destino Gastronómico do Ano" em Portugal. O júri, composto por especialistas escolhidos pela revista "WINE - A Essência do Vinho", distinguiu também o Rei dos Leitões, da Mealhada, como o "Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos" a nível nacional. 

"É uma grande alegria e um enorme orgulho para a Mealhada e para os empresários de restauração e vinhos que não abdicam de colocar bem alto a fasquia da qualidade dos serviços prestados e produtos comercializados. Estão de parabéns todos os que têm trabalhado para engrandecer e prestigiar a gastronomia e vinhos do nosso concelho e da nossa região". Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, comentou os dois referidos prémios.

O autarca considera que estas duas distinções da "insuspeita revista WINE - A Essência do Vinho", que colocam a Mealhada no topo da qualidade gastronómica nacional - do grupo de finalistas faziam também parte Funchal, Estremoz e Braga -, reforçam a convicção da autarquia de que "a política que tem vindo a ser seguida na divulgação das ´4 Maravilhas da Mesa da Mealhada´ e os investimentos estratégicos que a Câmara Municipal e os agentes económicos têm feito na promoção nacional e internacional do leitão e vinhos regionais começa a dar bons frutos. Estamos todos, por isso, de parabéns!".

No momento da entrega dos prémios, ontem à noite, no Crowne Plaza Porto, o vice-presidente da Câmara, Guilherme Duarte, lembrou que "este reconhecimento público da elevada qualidade da gastronomia mealhadense e da excelência do serviço prestado nos restaurantes do concelho, designadamente no Rei dos Leitões - o premiado da noite -, resulta de um trabalho árduo, meticuloso, paciente e exigente, que, como se vê, dá frutos... e bons!".

Recorde-se que, só em 2016, a Câmara Municipal da Mealhada promoveu as "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" (leitão, vinho, pão e água) na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, FIT - Feira Ibérica da Guarda, FIA - Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), VIII Feira do Porco e as Delicias do Sarrabulho (Ponte de Lima), FESTAME - Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho da Mealhada, Festas da Praia (Açores), FATACIL (Algarve), Encontro com o vinho e sabores Bairrada 2016 (Anadia), Encontro com o vinho e sabores 2016 (Centro de Congresso de Lisboa), Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, FITUR (Madrid).

Legenda foto: Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada (à esquerda), Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, do restaurante Rei dos Leitões

Os argumentos da revista "WINE - A Essência do Vinho":

MEALHADA

Quem viaja no litoral português, de norte para sul ou vice-versa, pensa sempre num desvio até à Mealhada. E a dose de loucura é tanta, a ponto de os inícios de viagem serem programados para coincidir com paragem na localidade, a horas decentes de almoço ou de jantar. São dezenas os restaurantes que confecionam o famoso leitão, cada um procurando trabalhá-lo com um certo cunho pessoal, mantendo grupos de afcionados. Um local, um prato... uma romaria diária, que aos fins de semana mais parece um carnaval. Dá que pensar, não dá?

REI DOS LEITÕES

Neste restaurante da Mealhada, onde o leitão sempre nos convida, a carta e o serviço de vinhos também justificam aplauso. A Bairrada está bem representada, mas a diversidade vai muito além da região. Os copos potenciam a apreciação e o serviço de sommelier é muito competente. Os preços dos vinhos são bastante convidativos e a ordenação por preço (decrescente) facilita, sobremaneira, a escolha do cliente. Um oásis nas redondezas.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 janeiro 2018






Notícias Relacionadas