Mealhada assinala 25 de Abril l "Não se deixe morrer o espírito do 25 de Abril"

26 abril, 2017

Mealhada assinala 25 de Abril l

"Não se deixe morrer o espírito do 25 de Abril"

A Mealhada assinalou os 43 anos do 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal, uma cerimónia que contou com a visão de três jovens que já nasceram em democracia.

Os três jovens das escolas secundária e profissional do concelho foram os primeiros a intervir numa sessão carregada de simbolismo. Mariana, aluna da Escola Secundária da Mealhada, falou sobre uma sociedade contra a acomodação, contra a xenofobia, a homofobia e a corrupção. Por seu turno, Lourenço e Virgílio, alunos moçambicanos que estudam na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, relembraram que o 25 de abril não foi só para o povo português, mas também para as colónias, sendo um ponto de partida para parcerias, como a que possibilita que estudem em Portugal, e a união dos povos.

Os protagonistas políticos sublinharam o significado da "Revolução dos Cravos". Daniela Esteves, presidente da Assembleia Municipal, apelou a que não se deixe morrer "o espírito do 25 de Abril", sugerindo que os cidadãos o testemunhem a cada dia.

Em representação do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, que se encontra em representação do Município numa missão no Vaticano, em Roma, interveio o vice-presidente da Autarquia, Guilherme Duarte, que falou dos jovens e do quanto o nosso país precisa desta geração. "A liberdade significou uma esperança que veio para ficar", que é necessária para os jovens, os que emigraram que procuram regressar, "jovens que precisam de sentir que a sua ação cívica é tomada em conta pelas decisões políticas". "Abril é para os jovens poderem ser portugueses em Portugal", afirmou.

Arminda Martins, líder concelhia do PS, reforçou a ideia de que "liberdade significa responsabilidade", "uma responsabilidade de respeitar o próximo e a nós próprios", relembrando ainda o direito que Abril deu aos cidadãos de participarem independentemente de género, diferença, cor, religião ou classe social.

Já Hugo Silva, em representação da Coligação Juntos Pelo Concelho da Mealhada, destacou os valores da liberdade de expressão e pensamento, liberdade que deve ser transversal a toda a sociedade.

Por parte da CDU, Isabel Lemos sublinhou a liberdade de criticar, exigir e ter direitos, evidenciando, nesta cerimónia, o direito à paz e o direito à felicidade.

As cerimónias incluíram o hastear da bandeira nacional ao som do hino nacional, pela Filarmónica Lyra Barcoucense, uma largada de pombos, pelo Grupo Columbófilo da Mealhada, a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento aos mortos em combate no concelho e a exibição de um filme alusivo à Revolução dos Cravos.

Foto: Mesa- Isabel Lemos, CDU, Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Daniela Esteves, presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, Arminda Martins, PS, Hugo Silva, Juntos pelo Concelho da Mealhada

src= src= src= src=

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 abril 2018