Oficinas e jogos durante o mês de outubro no Centro de Interpretação Ambiental

02 outubro, 2017

Oficinas e jogos durante o mês de outubro no Centro de Interpretação Ambiental

As tardes AltAmbiente regressam ao Centro de Interpretação Ambiental (CIA), no Parque da Cidade da Mealhada, já em outubro, com jogos e oficinas que visam divertir e sensibilizar para as problemáticas ambientais.

Oficinas de reutilização de materiais, sessões de esclarecimento e sensibilização, jogos de educação ambiental, percursos de descoberta da natureza, leitura e dinamização de histórias de cariz ambiental, experiências, desafios de equipas e exposições são algumas das atividades que fazem parte do programa do CIA. (Ver programa de outubro)

As atividades são gratuitas, dirigidas à comunidade escolar e às IPSS, e visam assinalar as diversas efemérides ambientais, com o objetivo de sensibilizar os participantes para as problemáticas que lhes estão associadas. As inscrições são, contudo, obrigatórias e devem ser efetuadas através de e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt ou do número de telefone 231 205 389.

Programa Outubro

Tardes AltAmbiente
11| outubro "A água e a vida animal"
Desafio de equipas com questões sobre os oceanos e a vida marinha

18| outubro "CSI Natura"
Jogo de exploração de casos misteriosos do Parque

25| outubro "Cantinho do Artista Florestal"
Oficina de utilização de elementos da natureza

Hoje é dia de...

4 l outubro l Comemorar o Dia Mundial do Animal

2 a 16 de outubro l Exposição "Adote afetos"
A Associação Quatro Patas e Focinhos mostra imagens de afetos partilhados entre voluntários e os seus animais para adoção.

Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, localizado no Parque da Cidade. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho.

O CIA tem como missão informar e sensibilizar os cidadãos para a problemática ambiental, promovendo a mudança de comportamentos e de atitudes, para que toda a comunidade saiba lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável. As atividades promovidas no espaço têm, pois, como objetivos: despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho de Mealhada e da região; desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 outubro 2018