Ir para o conteúdo principal

Mealhada renova galardão de autarquia amiga das famílias

15 novembro, 2017

Mealhada renova galardão de autarquia amiga das famílias

O Município da Mealhada volta a ser distinguido, em 2017, como Município amigo das famílias, figurando em segundo lugar no ranking geral do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

O município volta a receber a mais alta insígnia atribuída pelo Observatório, a Bandeira Verde com Palma, reservada apenas para as autarquias que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos. Este ano, a Bandeira Verde Com Palma foi atribuída a 40 autarquias e, no distrito de Aveiro, além da Mealhada, mereceram a distinção apenas Águeda e Estarreja.

O observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social. Entre as medidas valorizadas estão o pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, cheque bebé e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.

O município da Mealhada recebeu este galardão, pela primeira vez, em 2012, de forma consecutiva desde 2014.

Este ano aderiram ao projeto 115 municípios (dos 308 existentes), dos quais apenas 61 vão receber a bandeira verde, numa cerimónia que vai decorrer dia 29 de novembro, no Auditório da Fundação CEFA - Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 novembro 2018






Notícias Relacionadas