Dia Nacional da Pessoa com Deficiência celebrado com

24 novembro, 2017

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência celebrado com

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência será comemorado pela Câmara Municipal da Mealhada e pela APPACDM - Centro de Santo Amaro - Casal Comba, com cultura e desporto para os utentes desta instituição que, em simultâneo, comemora o seu 10º aniversário.

As comemorações incluem dois momentos distintos: um espetáculo inclusivo, no dia 1 de dezembro, que será "uma viagem por diferentes artes", e um dia desportivo, a 9 de dezembro, em que os utentes do Centro de Santo Amaro se juntarão a atletas de hóquei em patins, de futsal e de basquetebol ? de diversos clubes federados do concelho da Mealhada -  para um dia diferente.

O ?Espetáculo para todos?, no Cineteatro Municipal Messias, vai colocar em palco os jovens do Centro de Santo Amaro. Primeiro, com o grupo E-drama, que apresentará a peça "A Volta ao mundo em 80 dias", depois num espetáculo de dança, com o Grupo de Expressão Corporal da instituição. A estes juntar-se-ão cantores, músicos, bailarinos e mágicos que, de alguma forma, estão ligados ao Centro de Santo Amaro (ver programa). A apresentação estará a cargo da atriz Isabel Medina, bem conhecida dos portugueses das inúmeras telenovelas em que participou, que aceitou conduzir o espetáculo pro bono.

No espetáculo espera-se um momento com elevada carga emotiva: além da efeméride dos 10 anos do Centro de Santo Amaro, procurar-se-á, através da peça teatral, transmitir a mensagem de que, dos 22 aos 65 anos, com diferentes capacidades, todos os clientes estão à altura de responder ao desafio de representar e de mostrar que são muito mais capazes do que os outros imaginam.

O Centro de Santo Amaro foi inaugurado em 2007 e acolhe, atualmente, 35 utentes, dos quais 17 a viver no lar residencial. Procura satisfazer as necessidades e expectativas dos seus utentes, famílias e comunidade envolvente, tendo como princípio primordial a qualidade de vida e bem-estar de cada jovem.

A iniciativa agendada para dia 9 de dezembro "Desporto para todos" conta com a colaboração do Hóquei Clube da Mealhada, do Atlético Clube do Luso e do Centro Recreativo de Antes.

Os bilhetes para o espetáculo são gratuitos, mas deverão ser reservados junto do Setor de Ação Social da Autarquia (231 281 204/ 969 7101 62) ou do Centro de Santo Amaro (231 201 451).

1 de dezembro l Cineteatro Messias
"Espetáculo para todos"
Orquestra Desigual da Bairrada
Momento musical com Cláudia Alves