Câmara da Mealhada adota "Livro de Elogios"

02 fevereiro, 2018

Câmara da Mealhada adota "Livro de Elogios"

A Câmara Municipal da Mealhada vai adotar o "Livro de Elogios" para impulsionar o reconhecimento, pela positiva, da atividade autárquica, nomeadamente da excelência no atendimento público dos Munícipes.

A inclusão do livro na Autarquia contará com a presença da autora, Cristina Leal, dia 16 de fevereiro, pelas 15h, na Biblioteca Municipal da Mealhada, onde fará uma breve palestra sobre "A importância do elogio na atividade autárquica".

Cristina Leal tem formação em psicologia transpessoal, programação neurolinguística e coaching sistémico; é conferencista, escritora e mentora do "Livro de Elogios".

O livro, já dotado por dezenas de entidades públicas e privadas, surgiu da constatação de inexistência de um local apropriado ao elogio, ao contrário do que existe relativamente às críticas, que têm eco no "Livro de Reclamações".  "Não foi difícil constatar que ao pretender elogiar o trabalho desempenhado por alguém na Segurança Social, na repartição de finanças, na loja onde adquiri o meu portátil, no centro de saúde da minha área de residência, não foi difícil, dizia eu, aperceber-me que existia um livro para reclamar, e que todos os funcionários sabiam da obrigatoriedade de o ter "bem-à-mão", mas…para elogiar, para reconhecer o melhor daquele funcionário, daquela empresa ou instituição, ninguém sabia o que fazer", explica a autora, sublinhando que, nos tempos atuais há muitos mais espaço para a crítica do que para o elogio.

"Não estamos habituados a sermos reconhecidos pelo nosso melhor, mas sim, condenados pelas nossas falhas, que habitualmente são carimbadas de "incompetências". Porquê existir um Livro para reclamar, e não existir também um Livro para elogiar?", questiona Cristina Leal.

O Livro de Elogios adquirido pela Câmara Municipal da Mealhada ficará nos Paços do Concelho.  Será também criada uma área na página WEB da autarquia, onde os munícipes podem fazer o seu elogio.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 fevereiro 2018