"Mercadoria Humana" para ver e refletir no Cineteatro Messias

14 maio, 2018

"Mercadoria Humana" para ver e refletir no Cineteatro Messias

São 8 fotografias de grande formato e um conjunto de bustos, que para uns são chocantes, para outros horríveis, para alguns até belas, mas que retratam uma realidade hedionda: o tráfico de ser seres humanos, a exploração laboral e sexual. Esta exposição "Mercadoria Humana" promete agitar consciências.

Está patente até final do mês, na Galeria de Exposições do Cineteatro Messias, e é uma exposição que vale mesmo a pena ver. O fotógrafo Pedro Medeiros recorreu a alguns modelos para ficcionar o tráfico de seres humanos e o resultado é um conjunto de imagens disruptivas, que representam o corpo como mercadoria. Exploram a privação de identidade, o abuso sexual e outros tantos direitos que "todos os dias são violados quando estamos perante o crime de tráfico de seres humanos", sublinhou Ana Figueiredo, coordenadora do projeto, da Saúde em Português.

A exposição, que integra também bustos trabalhados por uma escola de artes plásticas, insere-se num projeto de sensibilização em tráfico de seres humanos que tem como principal missão prevenir, sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis, em particular para a exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar todos para os seus deveres cívicos enquanto crime público.

Nuno Canilho, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, na sessão inaugural, sublinhou "o debate e a intervenção" que as fotografias podem suscitar na sociedade, convidando os mealhadenses a uma visita à mostra.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 maio 2018