Cuidadores riram e choraram juntos em encontro motivacional do concelho

05 junho, 2018

Cuidadores riram e choraram juntos em encontro motivacional do concelho

Cerca de 80 pessoas participaram no primeiro Encontro Motivacional de Cuidadores e partilharam experiências, emoções e ouviram conselhos para que o seu dia-a-dia seja menos desgastante física e psicologicamente. E ouviram um enorme obrigado institucional da Autarquia e das direções das IPSS, mas também dos utentes que cuidam.

A iniciativa reuniu colaboradores das instituições de solidariedade social (IPSS) do concelho da Mealhada com as valências da terceira idade e deficiência e promoveu o contacto entre estes profissionais que se debatem, diariamente, com as mesmas dificuldades, o desgaste, as mesmas emoções, cada um na sua instituição. Juntos, sob a orientação de Ricardo Pocinho, da Associação Nacional de Gerontologia Social, riram, choraram, partilharam sentimentos, ouviram orientações sobre a felicidade, a postura no trabalho e sobre a valorização profissional, numa espécie de oficina prática de empoderamento.

Ricardo Pocinho sublinhou que "as autarquias têm um papel importante na condução de uma estratégia concelhia, capacitando e motivando os mais jovens para trabalhar nesta área, e dinamizando ações junto das IPSS que lhes forneçam conhecimentos e ferramentas para os dirigentes".

Salientou ainda a importância do encontro, "pois demonstra visão de trabalho em rede e aproveitamento de recursos. Num país envelhecido, apenas a capitação dos cuidadores e ações de políticas locais pelo e para o envelhecimento poderão minimizar os custos que um país de velhos terá por consequência".

Foi um dia em que o cuidador foi cuidado e a quem foram gratos os representantes das direções das IPSS, bem como o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro. Mas o maior obrigado veio dos próprios utentes. Num pequeno vídeo transmitido na sala, idosos e portadores de deficiência agradeceram o apoio, a ajuda diária e até a companhia prestados pelos seus cuidadores.

Este primeiro Encontro Motivacional para Cuidadores, organizado pela Rede Social da Mealhada, procurou realçar a importância do cuidador no contexto comunitário e social do território. O sucesso desta primeira edição garante a continuidade da iniciativa, de forma a que todos os cuidadores possam estar presentes em, pelo menos, um destes encontros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 junho 2018