Mealhada integra mesa "Da Bairrada ao Mondego" no concurso da marca "7 Maravilhas à Mesa"

25 julho, 2018

Mealhada integra mesa "Da Bairrada ao Mondego"  no concurso da marca "7 Maravilhas à Mesa"

A votação para a mesa "Da Bairrada ao Mondego" já começou. Até dia 5 de agosto, basta marcar o número 760 10 70 15 (custo da chamada 0,60€ + IVA) para votar nesta proposta que reúne o melhor da gastronomia de seis municípios: Mealhada, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova.

A mesa "Da Bairrada ao Mondego", que disputa um lugar nas 14 mesas finalistas no concurso 7 Maravilhas à Mesa", vai estar em prova na gala que será transmitida pela RTP1, dia 5 de agosto, a partir das 20h, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

As iguarias de cada um dos municípios são o leitão assado da Bairrada (já eleito umas das 7 Maravilhas da Gastronomia) e o arroz de lampreia (arroz carolino do Baixo Mondego). Da mesa fazem parte também os vinhos, o espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 e o vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014. E, como petiscos, entram o peixe do rio e enguias fritas, a sardinha na telha, o carapau e o camarão da Costa.  A complementar, como roteiro são propostos o Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/ Luso, como experiência única, floresta mágica de experiências com tesouros únicos, como a Mata Nacional, o Palace Real, o Museu Militar, a Via Sacra e a Vila Termal do Luso, terra da água mais pura e famosa do país.

Na base da candidatura da AD ELO esteve o propósito de apresentar uma proposta gastronómica e patrimonial, reconhecida localmente e por quem nos visita, que representasse um território tão vasto, diverso e rico como o dos seis municípios que vão do litoral ao interior serrano. Os sete patrimónios a concurso resultam de uma seleção harmoniosa, traduzida numa experiência inesquecível de sabores, tradição e cultura.

Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco.

A marca das 7 Maravilhas pretende levar o melhor das mesas nacionais a concurso para criar "um vínculo com o que sai da nossa terra, com a experiência que tiramos ao visitar as regiões vinhateiras portuguesas e com o que apresentamos à mesa. Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência", tal como se refere na página oficial da iniciativa.

Estando a Mealhada presente com o prato ex-libris da região, o leitão assado da Bairrada e a vertente lúdico-cultural do Bussaco/ Luso, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, convida os munícipes a marcar o número de telefone associado à esta mesa. Basta ligar 760 10 70 15, sendo o custo da chamada de 0,60€ + IVA.

A primeira gala eliminatória apurou duas mesas finalistas: Mesa das Terras da Chanfana e Mesa de Vila Real. Seguem-se mais seis galas eliminatórias.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 25 julho 2018