"Vinho com Jazz na 2ª edição do MeaJazz

31 agosto, 2018

"Vinho com Jazz na 2ª edição do MeaJazz

A 2ª edição do Festival de Jazz da Mealhada terá, este ano, provas de vinhos de produtores do concelho da Mealhada. Para além da presença da Associação Maravilhas da Mealhada, estarão presentes no MeaJazz as Caves Messias e a Quinta do Carvalhinho, que irão dar a provar os seus melhores néctares da Bairrada.

O Meajazz, que se realiza nos dias 7 e 8 de setembro, entre as 21h e as 00h30, no Jardim Municipal da Mealhada, apresenta este ano a novidade de "casar" o vinho com a música. As sonoridades dos vários subgéneros de jazz (do dixieland ao swing das Big bands, do bebop ao jazz latino e ao jazz de fusão) serão complementadas com a degustação dos melhores vinhos e espumantes dos dois produtores locais que, respondendo ao desafio da Câmara Municipal da Mealhada, estarão presentes no evento.

No jardim, ao som da música, haverá provas dos melhores produtos das Caves Messias - empresa fundada em 1926, particularmente conhecida pelos seus vinhos e espumantes naturais - e da Quinta do Carvalhinho - empresa que permanece na mesma família desde 1890, comprometida com a disponibilização ao mercado de vinhos de Denominação de Origem Controlada Bairrada.

O festival de jazz contará também com um balcão de degustação dos vinhos 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, uma seleção de uvas feita entre todos os aderentes à marca e que privilegia as castas naturais do concelho da Mealhada: a Baga, a Touriga Nacional e a Syrah.

O cartaz do Meajazz integra artistas de várias nacionalidades e subgéneros musicais.  Do mais clássico ao mais alternativo, na primeira noite (7 de setembro), o programa conta com Marcelo dos Reis e a sua aclamada guitarra; com a brasileira Bluebell, que nos transporta para um mundo de cabaré moderno e bem-humorado; com Karlos Rotsen, que, na bagagem, traz o jazz caribenho; e com a Synesthesia Sextet, ensemble que junta virtuosos músicos portugueses, ucranianos e brasileiros.

No segundo dia (8 de setembro), sobe ao palco a francesa Fanny Roz, o brasileiro Léo Middea (apelidado de "pequeno Caetano Veloso"), Susana China (cantora e compositora que vê na sua voz mais um instrumento) e a Orquestra Smooth, que irá passar em revista os clássicos das orquestras norte-americanas e temas de Glenn Miller, Ella Fitzgerald ou Duke Ellington.

O festival, de entradas gratuitas e que só acontece graças ao importante apoio do restaurante Rei dos Leitões, está inserido no âmbito do programa "Verão é na Mealhada", uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada que visa dinamizar a economia local e a atividade cultural.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 31 agosto 2018